Representação Feminina em Jogos: Um Estudo Quantitativo na Categoria de Protagonista Feminina da Steam
Resumo
Introdução: Nos últimos anos, a indústria de jogos digitais tem ganhado destaque na vida cotidiana das pessoas jogadoras. Embora haja uma representação equitativa entre os gêneros das pessoas jogadoras, a literatura destaca uma baixa representatividade feminina em relação aos personagens e protagonistas nos jogos digitais. Objetivo: Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa que avalia a representatividade feminina em jogos digitais, especificamente aqueles categorizados como "Protagonista Feminina"na plataforma Steam. Metodologia: O estudo analisa a presença de conteúdo sexual nesses jogos e sua relação com a categorização indie, número de vendas e avaliações dos jogadores. Resultados: Os resultados revelam que jogos com protagonistas femininas têm uma tendência maior a apresentar conteúdo sexual do que jogos populares em geral. Foi visto que, jogos indie representam uma parcela significativa dos jogos com protagonistas femininas, e jogos não indie com conteúdo sexual atraem um público maior. Além disso, jogos com conteúdo sexual tendem a receber avaliações menos positivas.
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