GameLinguagem e a produção de sentido nos games: interpretação, performance e subversão

  • Bruno Carvalho dos Santos Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Nesteriuk Gallo Universidade Anhembi Morumbi

Resumo


Introdução Este artigo apresenta um modelo teórico para compreender os games como sistemas de linguagem que produzem sentido em contextos sociais e culturais específicos, por meio da articulação entre estruturas projetadas, práticas de jogo e disputas simbólicas. Partindo da semiótica e dos estudos culturais, investiga-se o papel do jogador como agente interpretativo e performático. Objetivo: Apresentar um modelo de linguagem dos jogos estruturado nas dimensões sintática, semântica e pragmática, com ênfase na análise da produção de sentido, performance e subversão nos jogos digitais. Metodologia: Com base em uma revisão bibliográfica sistemática e interdisciplinar, são mobilizados referenciais no campo da semiótica, dos Game Studies e da cultura participativa nas mídias digitais interativas. Resultados: A GameLinguagem demonstra capacidade analítica para descrever os jogos como linguagens abertas e reconfiguráveis, permitindo a leitura crítica da experiência do jogador e das práticas culturais emergentes, como modding, machinima e performances subversivas. O modelo contribui para pesquisas em análise cultural de jogos, design e educação.

Palavras-chave: GameLinguagem, jogos digitais, linguagem, subversão, cultura participativa

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Publicado
30/09/2025
SANTOS, Bruno Carvalho dos; GALLO, Sérgio Nesteriuk. GameLinguagem e a produção de sentido nos games: interpretação, performance e subversão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 893-901. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10127.