Um panorama sobre Community Smells e suas Relações com Aspectos Sociais em Repositórios Open Source de Jogos Indie

  • Gustavo Eufrausino de Medeiros UFV
  • Gabriel Zoéga Fernandes UFV
  • Estela Miranda Batista UFV
  • Otávio Santos Gomes UFV
  • Gláucia Braga e Silva UFV

Resumo


Introdução: A análise de aspectos sociais, como débito social, diversidade, concentração de conhecimento e rotatividade, é fundamental se identificar os principais impactos sobre a colaboração entre os membros da equipe a o sucesso dos projetos. Objetivo: apresentar um panorama de repositórios open source de jogos indie no que compete à presença de community smells e suas relações com concentração de conhecimento, diversidade e rotatividade nas equipes. Metodologia: Coleta de dados de issue tracking, a partir de 15 repositórios open source de jogos indie no GitHub, com posterior aplicação de métricas relacionadas à identificação de community smells, ao cálculo de diversidade das equipes, à concentração de conhecimento e aos índices de rotatividade. Resultados: Os resultados mostraram a presença de diversos community smells em praticamente quase todos os repositórios analisados. Também foi observada baixa representatividade feminina em todos os repositórios, uma cultura evidente de concentração de conhecimento na mão de poucos desenvolvedores e índices expressivos de rotatividade nas equipes.

Palavras-chave: Débito Social, Diversidade de gênero, Diversidade de fuso horário, Concentração de conhecimento, Rotatividade

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Publicado
30/09/2025
MEDEIROS, Gustavo Eufrausino de; FERNANDES, Gabriel Zoéga; BATISTA, Estela Miranda; GOMES, Otávio Santos; BRAGA E SILVA, Gláucia. Um panorama sobre Community Smells e suas Relações com Aspectos Sociais em Repositórios Open Source de Jogos Indie. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 902-914. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10137.