Espaço Literal: um jogo que promove a aprendizagem colaborativa no ensino da Língua Portuguesa

  • Janaína Raso Ribeiro UFRN
  • Luzia Liniane do Nascimento Silva UFRN
  • Alline Silva Medeiros dos Santos UFRN
  • Daniel da Silva Portugal UFRN
  • Kleber Tavares Fernandes UFRN
  • Lucélio Dantas de Aquino UFRN
  • Arlete dos Santos Petry UFRN

Resumo


Introdução: A aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental enfrenta desafios como o desinteresse dos alunos e a falta de conexão com suas realidades. Jogos digitais surgem como alternativas para promover o engajamento e a aprendizagem significativa. Objetivo: O presente artigo apresenta o desenvolvimento e a validação do jogo “Espaço Literal”, voltado ao ensino de conteúdos gramaticais para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Metodologia: A pesquisa utilizou a abordagem de pesquisa-ação. O jogo foi inicialmente desenvolvido em versão analógica e, depois, adaptado para a plataforma digital Tabletopia. Ambas as versões foram aplicadas em uma turma do 8º ano de escola pública. Resultados: Os dados revelaram alto engajamento dos alunos nas duas versões, com destaque para a interação social e o aprendizado gramatical. Espera-se que o jogo “Espaço Literal” torne a aprendizagem da Língua Portuguesa mais ativa e prazerosa.

Palavras-chave: Jogo educacional, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental

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Publicado
30/09/2025
RIBEIRO, Janaína Raso; SILVA, Luzia Liniane do Nascimento; SANTOS, Alline Silva Medeiros dos; PORTUGAL, Daniel da Silva; FERNANDES, Kleber Tavares; AQUINO, Lucélio Dantas de; PETRY, Arlete dos Santos. Espaço Literal: um jogo que promove a aprendizagem colaborativa no ensino da Língua Portuguesa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1318-1329. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9970.