Espaço Literal: um jogo que promove a aprendizagem colaborativa no ensino da Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: A aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental enfrenta desafios como o desinteresse dos alunos e a falta de conexão com suas realidades. Jogos digitais surgem como alternativas para promover o engajamento e a aprendizagem significativa. Objetivo: O presente artigo apresenta o desenvolvimento e a validação do jogo “Espaço Literal”, voltado ao ensino de conteúdos gramaticais para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Metodologia: A pesquisa utilizou a abordagem de pesquisa-ação. O jogo foi inicialmente desenvolvido em versão analógica e, depois, adaptado para a plataforma digital Tabletopia. Ambas as versões foram aplicadas em uma turma do 8º ano de escola pública. Resultados: Os dados revelaram alto engajamento dos alunos nas duas versões, com destaque para a interação social e o aprendizado gramatical. Espera-se que o jogo “Espaço Literal” torne a aprendizagem da Língua Portuguesa mais ativa e prazerosa.
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