Integrando música a fatos históricos da Computação: aplicação de uma abordagem lúdica e inovadora em sala de aula
Resumo
Introdução: A música faz parte do dia a dia de diversas pessoas. Muitas delas começam e terminam seus dias ouvindo música. Escutar música pode melhorar o emocional, além de possibilitar melhorias em habilidades cognitivas e sociais. Profissionais e estudantes de Computação tendem a passar várias horas do dia no computador. Deste modo, a música pode ser um fator que contribui para a concentração e alivia o estresse do dia a dia. Para esses profissionais, o conhecimento da evolução e da história da Computação é de fundamental importância. Isso possibilita conhecer o passado e vislumbrar possibilidades para o futuro. Objetivo: Assim, este trabalho apresenta o projeto e execução de uma dinâmica que associa a música a fatos históricos na Computação. Metodologia: A metodologia do artigo consistiu na realização de uma pesquisa que mapeou 133 fatos históricos da Computação, organizados em 13 categorias temáticas, e os associou a 133 álbuns musicais clássicos lançados entre 1936 e 2018. Essa associação entre fatos e músicas foi utilizada como dinâmica de ensino aplicada em sala de aula, promovendo a contextualização histórica e cultural da Computação por meio da escuta musical e discussão dos eventos correlatos. Resultados: A prática foi realizada durante 6 (seis) anos com alunos da área da Computação em três universidades, alcançando ótimos resultados, além de motivar os alunos e descontrair o ambiente de sala de aula.
Palavras-chave:
Música, ensino, computação
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
CAMPANO JUNIOR, Maurilio Martins; AYLON, Linnyer Beatrys Ruiz.
Integrando música a fatos históricos da Computação: aplicação de uma abordagem lúdica e inovadora em sala de aula. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1400-1410.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10038.
