Bug Quest: Um Jogo Para o Ensino da Programação
Resumo
Introdução: Os serious games têm sido muito utilizados no ambiente educacional, promovendo a interação e a motivação dos estudantes. Eles podem ser desenvolvidos com base em conteúdos específicos, como “Lógica Matemática”, para realizar construções de proposições utilizando os conectivos lógicos. Objetivo: O presente artigo visa apresentar uma versão de jogo analógico de cartas voltado para o ensino de Lógica Matemática proposicional. Metodologia ou Etapas: O jogo foi desenvolvido no formato de baralho, com 54 cartas divididas em proposições e conectivos. Foram elaborados dois modos de jogo: por pontuação ou por missões para vencer o jogo. Resultados: A proposta do jogo é fazer com que o estudante de Lógica use de estratégia, conhecimento e criatividade para construir proposições válidas. Assim, foram analisados relatos dos jogadores durante sessões de jogo, que mostrou que este ajuda no desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas de lógica de predicados.
Palavras-chave:
Jogos Analógicos, Serious Games, Lógica Matemática, Proposições Lógicas, Conectivos Lógicos
Referências
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Publicado
30/09/2025
Como Citar
LIBERALINO, Carlos Heitor Pereira; NUNES, Dênis Freire Lopes; SILVA, Ed Carlos Pessoa da; LAUREANO, Rebeca Sasso; SOUSA, Gisélia Cristina Marinho de; PINTO, Maria Eduarda da Silva.
Bug Quest: Um Jogo Para o Ensino da Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1411-1420.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10046.
