Ludicidade em Ação: Ampliando Repertórios por Meio da Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos para Estimular a Escrita Criativa

  • Monique A. B. Silva UTFPR
  • Dayane A. Ribeiro UTFPR
  • Caroline de A. Valeta UTFPR
  • Lívian P. E. de Oliveira UTFPR
  • Armando P. da Silva UTFPR
  • Mauricio I. Takano UTFPR
  • Eduardo F. Damasceno UTFPR

Resumo


Introdução: O cenário dos jogos se torna uma possibilidade para um processo de ensino e aprendizagem mais atraente. Além de ser um diferencial mobilizador no qual o aluno é o centro, é também uma perspectiva da Metodologia Ativa Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos. O jogo de cartas "Conte e Reconte", criado e utilizado nesta pesquisa, tem o caráter colaborativo para o desenvolvimento de habilidades narrativas em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo composto por cartas temáticas: personagens, cenários, ações e curingas. Objetivo: Investigar a ampliação do repertório narrativo em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de um jogo educacional colaborativo. Metodologia: A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, pesquisa-ação e exploratória. A coleta de informações se deu pela aplicação deste jogo em turmas de 1º e 2º anos, totalizando setenta e três (73) estudantes. Para a análise das informações foram utilizadas as gravações em áudio das sessões do jogo e observações realizadas pelos pesquisadores. A análise se sustentou a partir da proposta da Pesquisa Interpretativa. Resultados: Os resultados demonstraram que este jogo possibilita que seja estimulada a criatividade e o trabalho cooperativo, além de permitir que os estudantes ampliem seu vocabulário e estruturem suas histórias de forma coesa e coerente. Assim, é possível inferir que a Metodologia Ativa Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos oportuniza que os estudantes atuem como protagonistas na produção de seus conhecimentos.

Palavras-chave: Educação, Metodologia Ativa, Jogos, Ampliação de repertório, Ludicidade

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Monique A. B.; RIBEIRO, Dayane A.; VALETA, Caroline de A.; OLIVEIRA, Lívian P. E. de; SILVA, Armando P. da; TAKANO, Mauricio I.; DAMASCENO, Eduardo F.. Ludicidade em Ação: Ampliando Repertórios por Meio da Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos para Estimular a Escrita Criativa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1625-1636. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10178.