Ludicidade em Ação: Ampliando Repertórios por Meio da Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos para Estimular a Escrita Criativa
Resumo
Introdução: O cenário dos jogos se torna uma possibilidade para um processo de ensino e aprendizagem mais atraente. Além de ser um diferencial mobilizador no qual o aluno é o centro, é também uma perspectiva da Metodologia Ativa Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos. O jogo de cartas "Conte e Reconte", criado e utilizado nesta pesquisa, tem o caráter colaborativo para o desenvolvimento de habilidades narrativas em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo composto por cartas temáticas: personagens, cenários, ações e curingas. Objetivo: Investigar a ampliação do repertório narrativo em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de um jogo educacional colaborativo. Metodologia: A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, pesquisa-ação e exploratória. A coleta de informações se deu pela aplicação deste jogo em turmas de 1º e 2º anos, totalizando setenta e três (73) estudantes. Para a análise das informações foram utilizadas as gravações em áudio das sessões do jogo e observações realizadas pelos pesquisadores. A análise se sustentou a partir da proposta da Pesquisa Interpretativa. Resultados: Os resultados demonstraram que este jogo possibilita que seja estimulada a criatividade e o trabalho cooperativo, além de permitir que os estudantes ampliem seu vocabulário e estruturem suas histórias de forma coesa e coerente. Assim, é possível inferir que a Metodologia Ativa Ensino e Aprendizagem Baseada em Jogos oportuniza que os estudantes atuem como protagonistas na produção de seus conhecimentos.
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