A gamificação como estratégia de memorabilidade em prol da aprendizagem
Resumo
Introdução: Este artigo explora a relação entre o design de ambientes no metaverso, a gamificação e os processos de memorização e aprendizagem, com foco nas emoções. A proposta parte da premissa de que experiências imersivas e emocionalmente engajadoras podem fortalecer a aprendizagem, especialmente quando combinadas com estratégias de gamificação. Objetivos: O objetivo é apresentar a implementação de estratégias de memorabilidade, fundamentadas no design da experiência do usuário, visando fortalecer a aprendizagem em um ambiente de metaverso que simula a Batalha do 2 de Julho. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental de escolas públicas. Metodologia: A metodologia está fundamentada em uma revisão bibliográfica que sustenta teoricamente a proposta, integrando conceitos de aprendizagem, memorabilidade e gamificação. O desenvolvimento do ambiente virtual foi orientado pela abordagem do design thinking, visando construir uma experiência educativa significativa. Resultados: São apresentadas recomendações de design para o metaverso com foco em promover a retenção de informações e favorecer a aprendizagem. A pesquisa indica que o uso de ambientes metaversivos possui grande potencial para enriquecer o ensino, tornando a aprendizagem mais ativa e envolvente para os estudantes.
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