Historietas Divertidas: Um Recurso Digital Inspirado em Materiais Concretos de Mediação Escolar
Resumo
Introdução: A expansão do uso de tecnologias digitais e o maior acesso a dispositivos têm impulsionado transformações no campo educacional, com destaque para o uso de jogos digitais como ferramenta de apoio à aprendizagem inclusiva. Objetivo: O artigo apresenta o "Historietas Divertidas", um jogo digital acessível voltado a crianças, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O jogo objetiva estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a compreensão narrativa por meio da interação com histórias curtas e desafios visuais. Metodologia: O jogo foi baseado em três diretrizes: adaptação de materiais concretos; aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); e adoção de critérios de acessibilidade visual, auditiva e interativa. Resultados: A avaliação do jogo por profissionais da educação indicou uma média geral de aprovação de 5,88 (em escala de 1 a 7), demonstrando boa aceitação da proposta. Além disso, foi percebido que é necessário realizar adaptações para mitigar as dificuldades dos usuários. Conclusão: O trabalho apresenta um jogo digital voltado ao apoio da aprendizagem de crianças com TEA. A avaliação por profissionais da área educacional indicou que a proposta é relevante e funcional, embora sejam necessários ajustes para aprimorar a usabilidade junto ao público infantil.
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