Uma proposta para o ensino de contabilidade básica utilizando o jogo de tabuleiro “Contador_Jr”

  • Alecsandro M. de Andrade UTFPR
  • Lívian P. E. de Oliveira UTFPR
  • Monique A. B. Silva UTFPR
  • Dayane A. Ribeiro UTFPR
  • Caroline de A. Valeta UTFPR
  • Armando P. da Silva UTFPR
  • Mauricio I. Takano UTFPR
  • Eduardo F. Damasceno UTFPR

Resumo


Introdução: A Contabilidade é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Para tornar o seu ensino mais atrativo e dinâmico, busca-se inserir metodologias ativas em sala de aula. Objetivo: Desenvolver um jogo de tabuleiro para agregar ao aprendizado de conceitos básicos da contabilidade de forma prática e dinâmica. Metodologia: O jogo foi prototipado com especialistas da área e aplicado a professores de cursos técnicos em gestão e negócios, que avaliaram a sua utilidade em sala de aula por meio de uma pesquisa qualitativa. Resultados: Pode-se considerar que este jogo de tabuleiro busca dinamicidade, eficácia e atratividade para o ensino da contabilidade básica, sendo uma ferramenta didática viável para o ensino de contabilidade.

Palavras-chave: Metodologia ativa, Aprendizagem baseada em jogos, Jogos de tabuleiro, Ensino de contabilidade básica

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Publicado
30/09/2025
ANDRADE, Alecsandro M. de; OLIVEIRA, Lívian P. E. de; SILVA, Monique A. B.; RIBEIRO, Dayane A.; VALETA, Caroline de A.; SILVA, Armando P. da; TAKANO, Mauricio I.; DAMASCENO, Eduardo F.. Uma proposta para o ensino de contabilidade básica utilizando o jogo de tabuleiro “Contador_Jr”. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1747-1756. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10276.