Uma proposta para o ensino de contabilidade básica utilizando o jogo de tabuleiro “Contador_Jr”
Resumo
Introdução: A Contabilidade é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Para tornar o seu ensino mais atrativo e dinâmico, busca-se inserir metodologias ativas em sala de aula. Objetivo: Desenvolver um jogo de tabuleiro para agregar ao aprendizado de conceitos básicos da contabilidade de forma prática e dinâmica. Metodologia: O jogo foi prototipado com especialistas da área e aplicado a professores de cursos técnicos em gestão e negócios, que avaliaram a sua utilidade em sala de aula por meio de uma pesquisa qualitativa. Resultados: Pode-se considerar que este jogo de tabuleiro busca dinamicidade, eficácia e atratividade para o ensino da contabilidade básica, sendo uma ferramenta didática viável para o ensino de contabilidade.
Referências
Carreta, M. L. (2018). Como fazer jogos de tabuleiro: manual prático. 1. ed. Curitiba: Appris.
Carvalho, A. V.; Picollo, P. (Orgs.) (2022). Jogos de Tabuleiro na Educação. São Paulo: Devir.
Conselho Federal de Contabilidade. (1995). NBC-T-1: das características da informação contábil. Aprovada pela Resolução CFC nº 785, de 28 de julho de 1995. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 jun. 2024.
Conselho Federal de Contabilidade. (2011). NBC-TG 26: apresentação das demonstrações contábeis. Aprovada pela Resolução CFC nº 1.376 de 08 de dezembro de 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 jun.2024.
Dickmann, I. (Org.). (2021). Start: como a gamificação e os jogos de aprendizagem estão transformando a práxis educativa atual com suas dinâmicas inovadoras e criativas. 1. ed. Chapecó: Livrologia.
Retondar, J. (2013). Teoria do jogo: a dimensão lúdica da existência humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes.
Ribeiro, O. M. (2010). Contabilidade geral fácil. 6. ed. São Paulo: Saraiva.
Ribeiro, F. D. (2008). Jogos e modelagem na educação matemática. Curitiba: Idpex.
Moran, J.; Bacich, L. (Orgs.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.
Vigotski, L. S. (2003). Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.
