TEAGRAM: um jogo digital baseado no Tangram adaptado para pessoas com TEA

  • Péricles A. Feitoza IFAL
  • Mônixa X. C. da Cunha IFAL
  • João G. S. Dantas IFAL
  • Gabriel B. Oliveira IFAL

Resumo


Introdução: Jogos sérios digitais têm se mostrado ferramentas eficazes para o ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente quando estruturados com base em metodologias visuais como a TEACCH. Objetivo: Este artigo apresenta o desenvolvimento e validação in loco de um jogo digital baseado na lógica do Tangram, voltado ao ensino de habilidades iniciais de matemática para crianças com TEA. Metodologia: O jogo foi desenvolvido com a engine Defold e programado em Lua, adotando estrutura modular, padrões de projeto e design visual acessível. Foram realizadas sessões de levantamento e validação com equipe pedagógica, além da aplicação de um questionário para avaliar a usabilidade com itens sobre motivação, clareza, confiança, imersão e comportamento. Resultados: Os dados indicam boa aceitação da interface e da proposta pedagógica, especialmente nas fases iniciais. Ajustes foram feitos com base no feedback dos profissionais, aprimorando a progressão de dificuldade. O jogo mostrou-se promissor para diferentes perfis de suporte e será utilizado como base para estudos futuros.

Palavras-chave: TEA, Jogos sérios, Educação inclusiva, Tangram, TEACCH

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Publicado
30/09/2025
FEITOZA, Péricles A.; CUNHA, Mônixa X. C. da; DANTAS, João G. S.; OLIVEIRA, Gabriel B.. TEAGRAM: um jogo digital baseado no Tangram adaptado para pessoas com TEA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1769-1779. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10283.