TEAGRAM: um jogo digital baseado no Tangram adaptado para pessoas com TEA
Resumo
Introdução: Jogos sérios digitais têm se mostrado ferramentas eficazes para o ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente quando estruturados com base em metodologias visuais como a TEACCH. Objetivo: Este artigo apresenta o desenvolvimento e validação in loco de um jogo digital baseado na lógica do Tangram, voltado ao ensino de habilidades iniciais de matemática para crianças com TEA. Metodologia: O jogo foi desenvolvido com a engine Defold e programado em Lua, adotando estrutura modular, padrões de projeto e design visual acessível. Foram realizadas sessões de levantamento e validação com equipe pedagógica, além da aplicação de um questionário para avaliar a usabilidade com itens sobre motivação, clareza, confiança, imersão e comportamento. Resultados: Os dados indicam boa aceitação da interface e da proposta pedagógica, especialmente nas fases iniciais. Ajustes foram feitos com base no feedback dos profissionais, aprimorando a progressão de dificuldade. O jogo mostrou-se promissor para diferentes perfis de suporte e será utilizado como base para estudos futuros.
Referências
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