Mapeamento de Jogos Digitais Aplicados à Educação em Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Introdução: No ensino em Arquitetura e Urbanismo, o uso de jogos digitais no desenvolvimento de competências é algo que tem sido estruturado progressivamente. Objetivo: Diante disso, este artigo realiza um mapeamento de jogos digitais que podem servir como ferramentas educacionais voltadas para o ensino de arquitetura e urbanismo. Metodologia: Foi adotada a pesquisa documental e bibliográfica, focando no levantamento e análise de jogos digitais em plataformas e bases educacionais como o Portal EduCAPES, MEC RED, Periódicos CAPES, Google Scholar e SciELO. Resultados: Foram identificados no total de 20 jogos digitais aplicados e de acesso aberto, sendo divididos em três categorias. Os jogos foram relacionados com a aplicação pedagógica, a Taxonomia de Bloom e as competências das Diretrizes Curriculares Nacionais, de modo a potencializar o desenvolvimento de competências como expressão gráfica, planejamento e gestão, criatividade projetual e conceitos histórico-culturais.
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