Mapeamento de Jogos Digitais Aplicados à Educação em Arquitetura e Urbanismo

  • Allyneanhy G. N. Alves Oliveira UFC
  • Leonardo O. Moreira UFC
  • Mariana M. X. de Lima UFC

Resumo


Introdução: No ensino em Arquitetura e Urbanismo, o uso de jogos digitais no desenvolvimento de competências é algo que tem sido estruturado progressivamente. Objetivo: Diante disso, este artigo realiza um mapeamento de jogos digitais que podem servir como ferramentas educacionais voltadas para o ensino de arquitetura e urbanismo. Metodologia: Foi adotada a pesquisa documental e bibliográfica, focando no levantamento e análise de jogos digitais em plataformas e bases educacionais como o Portal EduCAPES, MEC RED, Periódicos CAPES, Google Scholar e SciELO. Resultados: Foram identificados no total de 20 jogos digitais aplicados e de acesso aberto, sendo divididos em três categorias. Os jogos foram relacionados com a aplicação pedagógica, a Taxonomia de Bloom e as competências das Diretrizes Curriculares Nacionais, de modo a potencializar o desenvolvimento de competências como expressão gráfica, planejamento e gestão, criatividade projetual e conceitos histórico-culturais.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Arquitetura e Urbanismo, Educação, Competências, Práticas Pedagógicas

Referências

Albano, S., Meng, W., Xu, W., and Li, N. (2023). Challenges and opportunities in using digital pedagogy for game-based architecture education: a case in China, In xArch– creativity in the age of digital reproduction symposium. (pages 95-102). Singapore: Springer Nature.

Alves, L. (2014). Games e educação: desvendando o labirinto da pesquisa. In Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, pages 177-186. Universidade Estadual da Bahia.

Alves, L. R. G. (2008). Games e educação: a construção de novos significados. In Revista Portuguesa de Pedagogia, pages 225–236. Universidade de Coimbra.

Barros, A. P., Rocha, I. M., & Bezerra, G. F. (2017). Gamificação no aprendizado da arquitetura e urbanismo: referências teóricas e aplicações. In II Congresso sobre Tecnologias na Educação. (pages 635-641). Mamanguape.

Batistello, P.; Balzan, K. L.; Cybis Pereira, A. T. (2019). BIM no ensino das competências em Arquitetura e Urbanismo: transformação curricular. In PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, pages 1-16. Unicamp.

Brasil. (2024). Parecer CNE/CES nº 454/2024, aprovado em 2 de agosto de 2024.

Reexame do Parecer CNE/CES nº 952, de 6 de dezembro de 2023, que tratou da revisão da Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010, que instituiu as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Portal MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Disponível em [link]

Duque, R. de C. S. et al. (2023). “Aprendizagem por meio de Jogos Digitais”, In: Educação Inovadora: Aprendizagem Significativa Associada as Tecnologias, R.

Duque et al., São Paulo, EBPCA - Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz, pages 47–66.

Elsamahy, E. (2020). An Investigation into using Digital Games-Based Learning in Architecture Education. In Architecture and Planning Journal (APJ), pages 19-30. Beirut Arab University.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.

Hovestad, L. (2007). “Why Games for Architecture?”, In: Space Time Play: Computer Games, F. Borries; S.P. Walz; M. Böttger, Basileia, Birkhäuser, pages 335-339.

Labronici Baiardi, Y. C. L. (2023). O ensino do processo criativo do ato projetivo em arquitetura. In Educação Por Escrito, p. 1-12. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Marconi, M. D. A. & Lakatos, E. M., (2017). Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 8ª edição.

Newzoo. (2023). Top countries and markets by video game revenues. Disponível em: [link].

Oo, B. and Lim, B. (2016). Game-based learning in construction management courses: a case of bidding game. In Engineering, Construction and Architectural Management, pages 4-19. Emerald Group Publishing Limited.

Prensky, M. (2001). Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza. In On the Horizon, pages 1-6. MCB University Press.

Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em jogos digitais. Senac, 1° edição.

Santos, C. E. R. (2022). Os jogos e o desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes de arquitetura e urbanismo. (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Rio de Janeiro.

Santos, C. E.; Dias, M. A.; Braida, F. (2023a). Spatial skills and the education of architecture and urbanism: use of Minecraft game for shape and geometry study. In International Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. (pages 687–698). Lima: Blucher Design Proceedings.

Santos, L. C. B. et al. (2023b). “Taxonomia de Bloom e sua aplicabilidade na aprendizagem colaborativa no ensino a distância”, In: Academic Education Navigating the Path of Knowledge, P. H. F. Marçal et al. São José dos Pinhais, Seven Editora, pages 219-230.

Souza, D. B. N. (2017). Utilização de Jogos Educativos Digitais no Processo EnsinoAprendizagem. (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal da Paraíba. Licenciatura em Computação do Centro de Informática. João Pessoa.

Torres, N. (2019). Criação de jogos digitais com estratégia didática visando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências. São Paulo.
Publicado
30/09/2025
OLIVEIRA, Allyneanhy G. N. Alves; MOREIRA, Leonardo O.; LIMA, Mariana M. X. de. Mapeamento de Jogos Digitais Aplicados à Educação em Arquitetura e Urbanismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1815-1826. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10311.