Projeto Novos Talentos SC Games: Uma Iniciativa de Formação e Fomento à Indústria Criativa em Santa Catarina

  • Tânia Maria Sanches Minsky SED-SC

Resumo


Este trabalho investiga os efeitos do Projeto Novos Talentos SC Games no processo de consolidação da indústria de jogos digitais em Santa Catarina, com especial atenção às suas contribuições para a qualificação de profissionais, o fortalecimento das redes de inovação e o incentivo à criação de novos empreendimentos no setor. Introdução: A indústria de jogos digitais tem se consolidado como um setor estratégico da economia criativa no Brasil, com destaque para o estado de Santa Catarina. Nesse contexto, iniciativas de formação e fomento vêm desempenhando papel fundamental na profissionalização do setor. Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do Projeto Novos Talentos SC Games na consolidação da indústria de jogos digitais em Santa Catarina, com ênfase no desenvolvimento de capital humano, fortalecimento do ecossistema de inovação e estímulo ao empreendedorismo. Metodologia: A pesquisa baseia-se em análise documental, levantamento de dados e estudo de casos de sucesso ocorridos entre os anos de 2009 e 2024. O corpus analítico inclui relatórios institucionais, publicações oficiais e depoimentos de egressos. Resultados: Os resultados evidenciam o papel do projeto na formação empreendedora e técnica de jovens profissionais, no aumento da empregabilidade, no surgimento de estúdios independentes e na projeção de Santa Catarina como um dos principais pólos da indústria nacional de jogos digitais.

Palavras-chave: Indústria de jogos, Capacitação profissional, Inovação, Economia criativa, Empreendedorismo digital

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Publicado
30/09/2025
MINSKY, Tânia Maria Sanches. Projeto Novos Talentos SC Games: Uma Iniciativa de Formação e Fomento à Indústria Criativa em Santa Catarina. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1990-1998. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9748.