Formação em Computação e o Mercado de Jogos Digitais: Uma Análise da Preparação dos Egressos da UFPB

  • Danielle Victória S. Eustáquio UFPB
  • Danielle Rousy D. Ricarte UFPB

Resumo


Introdução: A indústria de jogos continua em ascensão, e aumenta a demanda por profissionais qualificados, exigindo a expansão de cursos em in stituições públicas que ofereçam conhecimentos essenciais para o desenvolvi mento de jogos digitais. Objetivo: Este trabalho busca analisar a preparação dos egressos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do Cen tro de Informática da UFPB para atender às demandas do mercado de jogos nacional e internacional. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo, que permitiram identificar as competências exigidas pelo mercado global de jogos e o perfil dos egressos da UFPB. Resultados: Observa-se que a graduação em Ciência da Computação proporciona mais conhecimentos alinhados à indústria de jogos, embora ainda em um nível generalista.

Palavras-chave: Desenvolvimento de Jogos Digitais, Graduação em Computação, Mercado de Jogos Digitais

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Publicado
30/09/2025
EUSTÁQUIO, Danielle Victória S.; RICARTE, Danielle Rousy D.. Formação em Computação e o Mercado de Jogos Digitais: Uma Análise da Preparação dos Egressos da UFPB. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2009-2020. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9812.