Segurança jurídica em estúdios de jogos digitais: contribuições de um cluster regional

  • Thomás Czrnhak Universidade Feevale
  • Fernanda Klauck PUCRS
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro PUCRS
  • Milena Cherutti Universidade Feevale
  • Francisco Marianoff de Castro PUCRS
  • Felipe Zanini PUCRS

Resumo


Introdução: Economias de aglomeração prestam apoio para o desenvolvimento organizacional em múltiplas formas, como compliance, acesso à informação, networking e efetividade. Historicamente, indústrias criativas enfrentam efeitos de informalidade e baixa gestão, o que pode ser fatal para estúdios de jogos digitais – pouco explorados na literatura de clusters. Objetivo: Este trabalho objetivou identificar o efeito direto e indireto de um cluster no desenvolvimento e na segurança jurídica de estúdios de jogos digitais aglomerados. Método: Realizaram-se estudos de caso múltiplos, triangulando entrevistas com proprietários de três estúdios e com a prestadora de serviço jurídico – avaliadas conforme análise textual discursiva – e avaliação documental adaptada da SERVQUAL. Resultados: Os estúdios apresentaram maior proteção jurídica e compliance, reduzindo a informalidade e injetando uma cultura de gestão, sem sacrificar montantes elevados e escassos de recursos monetários. Contribuições teóricas e gerenciais são levantadas.

Palavras-chave: Indústria de jogos digitais, Clusters, Economias de aglomeração, Compliance, Assessoria jurídica

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Publicado
30/09/2025
CZRNHAK, Thomás; KLAUCK, Fernanda; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira; CHERUTTI, Milena; CASTRO, Francisco Marianoff de; ZANINI, Felipe. Segurança jurídica em estúdios de jogos digitais: contribuições de um cluster regional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2069-2083. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10111.