Mo Júbà: jogo de tabuleiro para dialogar sobre promoção de saúde da pessoa idosa

  • Suiane Costa Ferreira UNEB
  • Carolina Pedroza de Carvalho Garcia UNEB
  • Maria Alice dos Santos Paraná UNEB
  • Álisson Jones Cazumbá Cerqueira Pinto UNEB
  • Luane Caitano de Jesus UNEB
  • Clara Gonçalves UNEB
  • Taynara Da Silva Leal UNEB
  • Cynthia Macedo Dias Fiocruz

Resumo


Introdução: Intervenções educativas na área da saúde que abordem as potências das diferenças e o combate à violência contra a população idosa se fazem necessárias e urgentes, considerando que os marcadores sociais da diferença vêm se constituindo como produtor de grandes vulnerabilidades, adoecimento e morte no Brasil. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento e avaliação do jogo de tabuleiro ‘Mo Júbà: promovendo a saúde da pessoa idosa’. Metodologia: Pesquisa metodológica, dividida em duas etapas, desenvolvimento e avaliação do jogo. Para o desenvolvimento utilizamos a metodologia do design thinking em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Resultados: O jogo foi desenvolvido a partir de eixos temáticos: promoção de afetividade e sexualidade, promoção da saúde e do lazer, promoção da senioridade e promoção dos direitos humanos. Sua mecânica básica é o Quiz associado ao blefe. A partir da avaliação com o questionário MEEGA+ demonstrou-se que o jogo consegue proporcionar uma experiência educacional voltada para o debate sobre saúde da pessoa idosa sem perder aspectos importantes como ludicidade e imersão.

Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Educação em saúde, Pessoa Idosa

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Publicado
30/09/2025
FERREIRA, Suiane Costa; GARCIA, Carolina Pedroza de Carvalho; PARANÁ, Maria Alice dos Santos; PINTO, Álisson Jones Cazumbá Cerqueira; JESUS, Luane Caitano de; GONÇALVES, Clara; LEAL, Taynara Da Silva; DIAS, Cynthia Macedo. Mo Júbà: jogo de tabuleiro para dialogar sobre promoção de saúde da pessoa idosa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2144-2154. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.9562.