Mo Júbà: jogo de tabuleiro para dialogar sobre promoção de saúde da pessoa idosa
Resumo
Introdução: Intervenções educativas na área da saúde que abordem as potências das diferenças e o combate à violência contra a população idosa se fazem necessárias e urgentes, considerando que os marcadores sociais da diferença vêm se constituindo como produtor de grandes vulnerabilidades, adoecimento e morte no Brasil. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento e avaliação do jogo de tabuleiro ‘Mo Júbà: promovendo a saúde da pessoa idosa’. Metodologia: Pesquisa metodológica, dividida em duas etapas, desenvolvimento e avaliação do jogo. Para o desenvolvimento utilizamos a metodologia do design thinking em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Resultados: O jogo foi desenvolvido a partir de eixos temáticos: promoção de afetividade e sexualidade, promoção da saúde e do lazer, promoção da senioridade e promoção dos direitos humanos. Sua mecânica básica é o Quiz associado ao blefe. A partir da avaliação com o questionário MEEGA+ demonstrou-se que o jogo consegue proporcionar uma experiência educacional voltada para o debate sobre saúde da pessoa idosa sem perder aspectos importantes como ludicidade e imersão.
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