Avaliação de acessibilidade em um jogo digital para pessoas com daltonismo: Um estudo com o Dalton’s Game
Resumo
Introdução: A acessibilidade em jogos digitais tem se mostrado fundamental para promover experiências inclusivas, especialmente para pessoas com daltonismo, que enfrentam desafios na distinção de cores. Objetivo: Este trabalho visa dar continuidade ao desenvolvimento do Dalton’s Game, um jogo voltado à inclusão de pessoas com deficiência visual, especialmente daltônicos, analisando melhorias de acessibilidade e usabilidade. Metodologia: A metodologia adotada combinou o SCRUM para o desenvolvimento do jogo e uma adaptação modelo MEEGA+ para a avaliação com usuários. Nesse sentido foram criadas novas fases e implementado um sistema que permite ativar ou desativar os símbolos ColorADD, possibilitando a comparação entre os dois modos. Resultados: A pesquisa de campo foi realizada com 94 estudantes do IF Baiano – campus Senhor do Bonfim, envolvendo testes práticos e aplicação de questionários. Embora nenhum participante tenha sido diagnosticado com daltonismo, os dados coletados revelaram uma aceitação positiva do jogo, com destaque para os quesitos acessibilidade (média 4,9) e aprendizagem (4,7). Além disso, 57,4% dos jogadores preferiram o modo com os símbolos do ColorADD. Os resultados apontam para o potencial do jogo como ferramenta educativa e inclusiva, reforçando a importância de soluções visuais alternativas no design de jogos acessíveis.
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