Avaliação do Uso de Jogos Digitais Aplicados à Educação em Saúde na Prevenção de Doenças
Resumo
Introdução: O uso de jogos digitais com finalidade educacional é um assunto de crescente adesão por parte de diversas áreas, como a saúde. A utilização desse mecanismo digital para a ampliação e a disseminação do conhecimento em saúde pública com a finalidade de prevenir doenças ou infecções contagiosas é um assunto pouco explorado. Objetivo: Nesse sentido, este estudo apresenta a revisão desse método a partir da análise de alguns jogos digitais, verificando os impactos significativos deles no desenvolvimento de mecanismos educacionais voltados para a saúde. Metodologia: A presente pesquisa teve como base um estudo anterior que selecionou artigos publicados no SBGames relacionados à aplicabilidade de jogos digitais na área da saúde. A partir dessa seleção, foram separados 13 artigos que abordavam especificamente o tema educação em saúde para a prevenção de doenças a fim de aprofundar os estudos sobre essa determinada temática. Resultados: Após a análise, revelou-se que os jogos empregados como ferramentas educativas na prevenção de doenças podem ser eficazes, pois promovem o aprendizado de forma lúdica e atrativa a diferentes públicos. No entanto, eles ainda apresentam obstáculos significativos em seus usos. Assim, espera-se que, com este estudo, compreendam-se os objetivos, os benefícios, as limitações e as melhorias sujeitadas a cada jogo, para assim melhorar a abordagem de cada um deles a seus respectivos temas.
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