Fisio Virtual 2.0: aperfeiçoamentos em um exergame para suporte a protocolos de cinesioterapia

  • Felipe Borges da Silva UPF
  • Fabrízzio Martin Pelle Perez UPF
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi UPF
  • Rafael Rieder UPF

Resumo


Introdução: O envelhecimento pode comprometer a autonomia, a cognição e o equilíbrio de idosos. A cinesioterapia e os exergames têm se mostrado eficazes na reabilitação, por promoverem atividade física com estímulos cognitivos em ambientes virtuais. Objetivo: Nesse sentido, este estudo apresenta o Fisio Virtual 2.0, uma nova versão de um exergame destinado a fisioterapeutas, focado em auxiliar pacientes na execução de cinesioterapia. Metodologia: O desenvolvimento seguiu uma abordagem iterativa, com apoio de um profissional de fisioterapia. Foram incluídos novos exercícios, reestruturada a mecânica e a lógica de exercícios já disponíveis, ajustados parâmetros de controle de movimento para diferentes níveis de mobilidade, e adicionados recursos visuais, sonoros e de gestão. Resultados: A partir de uma avaliação preliminar com um fisioterapeuta, por meio do método de walkthrough cognitivo, os novos recursos disponíveis foram testados e sua aplicabilidade foi confirmada. As novas funcionalidades do exergame oferecem recursos para ampliar as possibilidades terapêuticas em sessões de reabilitação, servindo como ferramenta de apoio aos tratamentos convencionais.

Palavras-chave: cinesioterapia, exergame, mobilidade, reabilitação

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Publicado
30/09/2025
SILVA, Felipe Borges da; PEREZ, Fabrízzio Martin Pelle; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti De; RIEDER, Rafael. Fisio Virtual 2.0: aperfeiçoamentos em um exergame para suporte a protocolos de cinesioterapia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 24. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 2256-2265. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames.2025.10006.