Abordagem didática para a popularização da Internet das Coisas na Educação Básica

  • André Pinto Moreira Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel Jaime Alves Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Roberto Beleti Junior Universidade Federal do Paraná
  • Daniela Eloise Flôr Instituto Federal do Paraná
  • Linnyer Beatrys Ruiz Aylon Universidade Estadual de Maringá

Resumo


A Internet das Coisas tem como objetivo interconectar objetos entre si e com pessoas, por meio de tecnologias de transmissão de dados e diversos sensores e atuadores. Na Educação, tem sido promovidas iniciativas de introdução de Internet das Coisas nas escolas, visando demonstrar as possibilidades desse novo paradigma como ferramenta de auxílio nas atividades de ensino interdisciplinar. Com o exposto, este trabalho tem o objetivo de demonstrar os resultados da aplicação de uma abordagem didático-pedagógica composta por uma sequência didática para a área da Física para alunas e alunos do Ensino Médio, utilizando como base um protótipo de uma casa inteligente construída com base no paradigma de IoT.
Palavras-chave: Abordagem didática, Internet das coisas, Educação básica

Referências

Araújo, C. A. Á.; Valentim, M. L. P. A Ciência da Informação no Brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas. Anales de Investigación, v. 15, n. 2, p. 232–259, 2019.


Barai, S.; Biswas, D.; Sau, B. Estimate distance measurement using NodeMCU ESP8266 based on RSSI technique. In: IEEE. 2017 IEEE Conference on Antenna Measurements & Applications (CAMA). [S.l.: s.n.], 2017. p. 170–173.


Gingl, Z. et al. Universal Arduino-based experimenting system to support teaching of natural sciences. arXiv preprint arXiv:1901.03810, 2019.


Kharchenko, V. et al. Emerging curriculum for industry and human applications in Internet of Things. In: IEEE. 2017 9th IEEE International Conference on Intelligent Data Acquisition and Advanced Computing Systems: Technology and Applications (IDAACS). [S.l.: s.n.], 2017. v. 2, p. 918–922.


Moreira, M.; Romeu, M. C. et al. Contribuições do Arduino no Ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Catarina, v. 35, n. 3, p. 721–745, 2018.


Savov, T. et al. Contemporary technology support for education. In: CBU International Conference Proceedings. [S.l.: s.n.], 2017. v. 5, p. 802–806.


Silveira, S.; Girardi, M. Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de física moderna no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, Brasil., v. 39, n. 4, e405-2–e405-7, 2016.


Tavares, S. et al. Internet das coisas na Educação estudo de caso e perspectivas. South American Development Society Journal, v. 4, n. 10, p. 99–112, 2018.


Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MOREIRA, André Pinto; ALVES, Gabriel Jaime; BELETI JUNIOR, Carlos Roberto; FLÔR, Daniela Eloise; RUIZ AYLON, Linnyer Beatrys. Abordagem didática para a popularização da Internet das Coisas na Educação Básica. In: ARTIGOS RESUMIDOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE) , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 01-05. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie_estendido.2020.01.