Processo Participativo de Engenharia de Requisitos para Construção de Tecnologias Educacionais: Versão Preliminar

Resumo


Na literatura e prática profissional há uma grande quantidade de métodos e técnicas para elicitação e especificação de requisitos de software de propósito geral. Uma característica percebida a partir de um mapeamento sistemático foi a necessidade de considerar o uso das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e alunos, bem como a participação ativa desses stakeholders no projeto da solução das tecnologias educacionais. Como forma de investigar essas lacunas, é proposto uma primeira versão de um processo participativo de Engenharia de Requisitos para construção de tecnologias educacionais a partir dos referenciais teóricos de Aprendizagem Baseada em Problemas, Design Thinking e Design Participativo.

Palavras-chave: processo participativo, engenharia de requisitos, tecnologias educacionais

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Publicado
22/11/2021
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ARAÚJO, Ramon Pontes; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.. Processo Participativo de Engenharia de Requisitos para Construção de Tecnologias Educacionais: Versão Preliminar. In: ARTIGOS RESUMIDOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 01-07. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie_estendido.2021.218674.