Avaliação de jogo educacional para pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso com o PegAgente

  • Helyane Bronoski Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-9153-3819
  • Simone Nasser Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5362-2343
  • Rafael Andrade Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lucas Resende Bollini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Giovane Galvão Universidade do Centro-Oeste do Paraná
  • Isabel Cristina Torrens Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


Este artigo apresenta a avaliação de um jogo educacional denominado de PegAgente que aborda como temática elementos para prevenção à doença como o uso de máscara, álcool em gel, lavar as mãos com frequência e o distanciamento social. Esse jogo possui um agente inteligente que é o vírus o qual passa a perseguir o jogador. O jogador deve se proteger desse vírus, fugindo e coletando os itens de proteção. O jogo foi aplicado as pessoas com deficiência intelectual e como resultado percebeu-se que mais de 90% dos alunos conseguiram atingir o objetivo e que 38% dos atingiram o nível máximo do jogo. Dessa forma, a utilização de jogos educacionais usando agentes pode auxiliar no entendimento dos métodos de prevenção do vírus.

Palavras-chave: Jogo educacional, Deficiência intelectual, Agente inteligente

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Publicado
16/11/2022
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BORGES, Helyane Bronoski; MATOS, Simone Nasser; PEREIRA, Rafael Andrade; BOLLINI, Lucas Resende; GALVÃO, Giovane; TORRENS, Isabel Cristina. Avaliação de jogo educacional para pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso com o PegAgente. In: ARTIGOS RESUMIDOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 01-05. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie_estendido.2022.225753.