Desenvolvimento de um brinquedo para promover o ensino da programação a crianças não letradas
Resumo
À medida que as crianças estão utilizando cada vez mais dispositivos eletrônicos, nasce a oportunidade de ensiná-las a compreende-los melhor para usá-los de maneira mais ativa através da programação. Já foi comprovado que os benefícios do ensino da programação para crianças vão além do fim de programar em si, pois o mesmo estimula o pensamento lógico, criativo e organizacional delas. Entretanto, quando se trata de crianças de 4-7 anos, os recursos para ensinar essa habilidade ainda são escassos se comparados com os para aqueles de 8-13 anos. Nesse cenário, este trabalho desenvolveu um protótipo de brinquedo, que consiste em um carro eletrônico controlado por um aplicativo, que tem como objetivo ensinar a crianças não letradas os princípios do ensino da programação. Dentro de um desafio lúdico, as crianças enviam comandos sequencialmente para o carro eletrônico, de forma a cumprir um objetivo na brincadeira. Foram realizados testes que comprovaram a eficácia do protótipo, já que a criança encontrou satisfação e interesse na utilização do mesmo, assim como evoluiu no aprendizado enquanto o utilizava.
Referências
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