Desenvolvimento de um brinquedo para promover o ensino da programação a crianças não letradas

  • Beatriz Rodrigues de Oliveira Paegle UFPE
  • Júlia Dias Tavares de Souza UFPE
  • João Marcelo Xavier Natário Teixeira UFPE

Resumo


À medida que as crianças estão utilizando cada vez mais dispositivos eletrônicos, nasce a oportunidade de ensiná-las a compreende-los melhor para usá-los de maneira mais ativa através da programação. Já foi comprovado que os benefícios do ensino da programação para crianças vão além do fim de programar em si, pois o mesmo estimula o pensamento lógico, criativo e organizacional delas. Entretanto, quando se trata de crianças de 4-7 anos, os recursos para ensinar essa habilidade ainda são escassos se comparados com os para aqueles de 8-13 anos. Nesse cenário, este trabalho desenvolveu um protótipo de brinquedo, que consiste em um carro eletrônico controlado por um aplicativo, que tem como objetivo ensinar a crianças não letradas os princípios do ensino da programação. Dentro de um desafio lúdico, as crianças enviam comandos sequencialmente para o carro eletrônico, de forma a cumprir um objetivo na brincadeira. Foram realizados testes que comprovaram a eficácia do protótipo, já que a criança encontrou satisfação e interesse na utilização do mesmo, assim como evoluiu no aprendizado enquanto o utilizava.

Palavras-chave: Programação, Educação de crianças, Pensamento Computacional, Brinquedo Eletrônico, Criatividade

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Publicado
18/10/2022
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PAEGLE, Beatriz Rodrigues de Oliveira; SOUZA, Júlia Dias Tavares de; TEIXEIRA, João Marcelo Xavier Natário. Desenvolvimento de um brinquedo para promover o ensino da programação a crianças não letradas. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO - WRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 14. , 2022, São Bernardo do Campo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 145-150. DOI: https://doi.org/10.5753/wtdr_ctdr.2022.226971.