Robótica Educacional: Proposta de atividades de aula considerando o impacto das competições no desempenho acadêmico dos estudantes

  • Igor Nicoletti Pinto UFSCar
  • Tatiana F. P. A. Taveira Pazelli UFSCar

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo das atividades de robótica educacional baseadas em competições e seus benefícios para a sociedade e seu papel na construção de um aprendizado, utilizando kits de robótica e mostrando o processo na criação dos materiais utilizados em aula.

Palavras-chave: Robótica educacional, Competições

Referências

(2019) Baixo desempenho em matemática no brasil. [Online]. Available: [link].

B. B. De Paula, C. B. Martins, and T. Oliveira, "Análise da crescente influência da cultura maker na educação: revisão sistemática da literatura no Brasil," Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), vol. 7, 2021.

D. A. Peralta, Robótica e Processos Formativos: da epistemologia aos kits, 1st ed. Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2019.

A. Machado, "Robótica educacional: Desenvolvendo competências para o século xxi," Ctrl+E Cultura Maker, p. 12, 2018.

J. Moran, Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PROEX, 2015, vol. 2.

A. T. Angonese, P. F. F. Rosa, and S. H. Rodrigues, "Projeto de integração engenharia-escola para competições de robótica," in Workshop de Robótica Educacional (Latin American Robotics Symposium / Simpósio Brasileiro de Robótica), 2012.

G. L. Reis, L. F. F. Souza, F. C. T. Carvalho, M. A. A. Junior, E. G. Nepomuceno, M. F. S. Barroso, and E. B. Pereira, "As competições universitárias e a carreira profissional do aluno de graduação: Um estudo de caso sobre a equipe uai robots sek," 2012.

U. Qidwai, R. Riley, and S. El-Sayed, "Attracting students to the computing disciplines: A case study of a robotics contest," Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 102, pp. 520-531, 11 2013.

C. C. J. Chung, C. Cartwright, and C. Chung, "Robot music camp 2013: An experiment to promote stem and computer science," in IEEE Integrated STEM Education Conference, March 2014, pp. 1-7.

D. A. Durães, "Gaming and robotics to transforming learning," in Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning. Springer, Cham, 2015, pp. 51-56.

F. Kaloti-Hallak, M. Armoni, and M. Ben-Ari, "The effectiveness of robotics competitions on students' learning of computer science," International Olympiad in Informatics, vol. 9, pp. 89-112, 07 2015.

M. Menekse, R. Higashi, C. Schunn, and E. Baehr, "The role of robotics teams' collaboration quality on team performance in a robotics tournament," Journal of Engineering Education, vol. 106, 10 2017.

D. Schina, M. Usart, and V. Esteve-Gonzalez, "Participants' perceptions about their learning with first lego® league competition - a gender study," in International Conference on Robotics and Education RiE. Springer, Cham, April 2019, pp. 313-324.

M. Usart, D. Schina, V. Esteve-Gonzalez, and M. Gisbert, in CSEDU, 2019, pp. 445-452.

F.-K. Chiang, Y. qiu Liu, X. Feng, Y. Zhuang, and Y. Sun, "Effects of the world robot olympiad on the students who participate: a qualitative study," Interactive Learning Environments, vol. 0, no. 0, pp. 1-12, 2020. [Online]. Available: https://doi.org/10.1080/10494820.2020.1775097

A. Kukulska-Hulme, E. Beirne, G. Conole, E. Costello, T. Coughlan, R. Ferguson, E. Fitzgerald, M. Gaved, C. Herodotou, W. Holmes, C. Mac Lochlainn, M. Nic Giollamhichil, B. Rienties, J. Sargent, E. Scanlon, M. Sharples, and D. Whitelock, "Innovating Pedagogy 2020: Open university innovation report," Open University, Tech. Rep. 8, 2021.
Publicado
18/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PINTO, Igor Nicoletti; PAZELLI, Tatiana F. P. A. Taveira. Robótica Educacional: Proposta de atividades de aula considerando o impacto das competições no desempenho acadêmico dos estudantes. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO - WRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 14. , 2022, São Bernardo do Campo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 157-161. DOI: https://doi.org/10.5753/wtdr_ctdr.2022.227058.