Tecnologias para Educação de Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Resumo
As pesquisas sobre métodos educacionais para o aprendizado de crianças autistas vem se desenvolvendo de forma ainda tímida devido a dificuldade de se definir o grau de autismo de cada criança. Apesar de existirem várias iniciativas, esse tópico de pesquisa continua sendo muito desafiante para os pesquisadores que trabalham na área de educação especial. Alguns trabalhos exploram o uso de aplicativos de celular e realidade aumentada para a educação de crianças autistas. Neste artigo, um estudo foi realizado visando analisar o processo de aprendizado de alunos com autismo com a utilização de diversas ferramentas tecnológicas, tais como, kits robóticos educacionais e óculos de realidade virtual. Para isso, uma metodologia de ensino que foca no protagonismo do aluno e no ensino de matemática e física, registrando os dados em protocolos específicos foi proposta. Os resultados obtidos reforçam a importância do uso de ferramentas tecnológicas como alternativas eficazes e inclusivas no ensino de crianças autistas, visando oferecer uma educação personalizada e de qualidade para cada aluno.
Referências
American Psychiatric Pub, ”American Psychiatric Association, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders”5th Edition: DSM-5, 2023
P., Seymour, ”Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas”, 1980.
MASSA N. P., OLIVEIRA G. S., SANTOS J. A, ”O construcionismo de Seymour Papert e os computadores na educação”, Cadernos da Fucamp, 2022, p.p. 110–122.
ABAC – Associação Brasileira de Aprendizagem Criativa, ”Aprendizagem Criativa na Prática: A Experiência do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil”, 2018, Disponível em [link]
ORGANIZATION W. H., ”Autism spectrum disorders”, Escola Santi, 2019, Disponível em: [link].
ROTTA N. T., OHLWEILER L., RIESGO R. ”Rotinas em neuropediatria”, 2005.
GOMES C. G. S., SILVEIRA A. D., ”Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo”, Appris Editora, 2016.
ROCHA A., ”Ensino de Tecnologia e Robótica para crianças com transtorno do espectro autista”, 2022, Disponível em: [link].
KABURLASO V. G. s., ”Multi-robot engagement in special education: A preliminary study in autism”, IEEE International Conference on Consumer Electronics, (ICCE), IEEE, 2018.
BOYRAZ P., BORA C. Y., BIC¸ ER H., ”Umay: A modular humanoid platform for education and rehabilitation of children with autism spectrum disorders”, IEEE, 2013.
ATHERTON J., GOODRICH M.,”Supporting clinicians in robot-assisted therapy for autism spectrum disorder: Creating and editing robot animations with full-body motion tracking”, Human-Robot Interaction: Perspectives and Contributions to Robotics From the Human Sciences Workshop, Robotics Science And Systems, 2011.
PATIÑO D. H. C., ”A systematic review of the use of mobile applications and augmented reality for the education of children with autism spectrum disorder (asd)”, IEEE International Conference on Consumer Electronics (ICCE), IEEE, 2022.
GONZALO L., ”Design and application of an immersive virtual reality system to enhance emotional skills for children with autism spectrum disorders”, Elsevier, Computers Education, 2016.
WANG G., ZHENG S., WANG K. X., ”The intervention model for children with autism spectrum disorder based on educational game”, An International Conference on Engineering, Technology and Education, IEEE TALE, 2021.
CABIELLES-HERNÁNDEZ D., ”Specialized intervention using tablet devices for communication deficits in children with autism spectrum disorders”, IEEE TRANSACTIONS ON LEARNING TECHNOLOGIES, IEEE, 2017, v. 10,