Tecnologias para Educação de Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

  • Maria Luíza de F. A. Telles USP
  • Roseli Aparecida Francelin Romero USP

Resumo


As pesquisas sobre métodos educacionais para o aprendizado de crianças autistas vem se desenvolvendo de forma ainda tímida devido a dificuldade de se definir o grau de autismo de cada criança. Apesar de existirem várias iniciativas, esse tópico de pesquisa continua sendo muito desafiante para os pesquisadores que trabalham na área de educação especial. Alguns trabalhos exploram o uso de aplicativos de celular e realidade aumentada para a educação de crianças autistas. Neste artigo, um estudo foi realizado visando analisar o processo de aprendizado de alunos com autismo com a utilização de diversas ferramentas tecnológicas, tais como, kits robóticos educacionais e óculos de realidade virtual. Para isso, uma metodologia de ensino que foca no protagonismo do aluno e no ensino de matemática e física, registrando os dados em protocolos específicos foi proposta. Os resultados obtidos reforçam a importância do uso de ferramentas tecnológicas como alternativas eficazes e inclusivas no ensino de crianças autistas, visando oferecer uma educação personalizada e de qualidade para cada aluno.

Palavras-chave: Tecnologia, Autismo, Robô, Óculos, Realidade Virtual

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Publicado
09/10/2023
TELLES, Maria Luíza de F. A.; ROMERO, Roseli Aparecida Francelin. Tecnologias para Educação de Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). In: WORKSHOP DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO - WRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 15. , 2023, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 107-112. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrlars_estendido.2023.234712.