A Robótica Educacional como Ferramenta para o Ensino de Matemática: Uma Abordagem Prática e Interativa

  • Gielly Cerqueira UESB
  • João Victor Silva Oliveira UESB
  • João Vitor Teixeira Cotrim UESB
  • Jonson Ney Dias Da Silva UESB
  • Alexsandra Oliveira Andrade UESB

Resumo


Este trabalho analisa a integração da robótica educacional, por meio do kit LEGO® MINDSTORMS® EV3, ao ensino de matemática, com ênfase na aprendizagem de conceitos geométricos, sendo metodologicamente fundamentado nas abordagens do Construcionismo e da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). O estudo teve como objetivo geral analisar como a robótica educacional, utilizando o kit LEGO® MINDSTORMS® EV3, pode ser integrada ao ensino de matemática para facilitar a aprendizagem de conceitos geométricos. Os objetivos específicos incluíram explorar como o uso de kits LEGO® MINDSTORMS® EV3 pode tornar o ensino de conceitos geométricos mais interativo, concreto e significativo; discutir a eficácia das metodologias ativas (Construcionismo e PBL) na promoção de uma aprendizagem mais engajada e prática em sala de aula; e investigar as possibilidades e os desafios da integração da robótica educacional ao currículo escolar como parte estruturante do ensino de matemática, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados obtidos revelam que a robótica educacional promove uma aprendizagem mais significativa, prática e contextualizada, contribuindo para a articulação entre teoria e prática, além de estimular o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Contudo, a efetivação dessa integração depende de planejamento pedagógico intencional, formação docente adequada e acesso a recursos tecnológicos.
Palavras-chave: Robótica Educacional, Ensino de Matemática, Ângulos, Raciocínio Lógico, LEGO MINDSTORMS EV3

Referências

N. Selwyn, Education and Technology: Key Issues and Debates. London: Bloomsbury Publishing, 2011.

F. R. Campos, A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac, 2019.

F. A. Costa, Reflexões sobre a integração de tecnologias digitais na escola. Universidade de Lisboa: Porto Editora, 2019.

S. Moraes, Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos, 2010.

Ministério da Educação (Brasil), Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC, 2018. [Online]. Available: [link] [Accessed: Jun. 4, 2025].

S. Papert, Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas, New York: Basic Books, 1980.

R. C. Brito and H. E. Galon, Introdução aos ambientes de programação NXT-G e leJOS para o Lego Mindstorms. Curitiba: Ed. UTFPR, 2016.

C. F. da S. Perez, Robótica educacional: uma possibilidade no ensino de Matemática, Monografia (Especialista em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2020.

C. P. Brackmann, Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica, Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

C. C. Luckesi, Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições, 1st ed., São Paulo: Cortez, 2013.

R. C. Passos, Curso semipresencial de formação docente em robótica educacional para suplementação curricular de matemática para alunos com altas habilidades ou superdotação do ensino fundamental II, Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2017.

T. M. Costa, Robótica educativa e conhecimentos de área e perímetro de figuras planas, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023.

J. A. Valente (org.), Computadores e conhecimento: repensando a educação, 2nd ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998.

C. F. S. Perez, Robótica educacional: uma possibilidade no ensino de Matemática, Monografia (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2020.
Publicado
13/10/2025
CERQUEIRA, Gielly; OLIVEIRA, João Victor Silva; COTRIM, João Vitor Teixeira; SILVA, Jonson Ney Dias Da; ANDRADE, Alexsandra Oliveira. A Robótica Educacional como Ferramenta para o Ensino de Matemática: Uma Abordagem Prática e Interativa. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO - WRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 16. , 2025, Vitória/ES. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 85-90. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrlars_estendido.2025.247650.