Robótica Educacional para Inclusão Digital em ONGs: Relato de Experiência com Kit de Baixo Custo em Ambiente de Educação Não Formal
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação de uma atividade de robótica educacional com um grupo de oito participantes (sete meninas e um menino) em ambiente de educação não formal (ONG). A atividade utilizou um kit maker de baixo custo, baseado em Arduino Nano, chassi impresso em 3D e programação em blocos através da plataforma Open Roberta Lab. São descritos o planejamento, a execução e os resultados observados em duas sessões, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais dos participantes. Os resultados demonstram desenvolvimento de habilidades socioemocionais (80,3%), engajamento (75%). Essa experiência aponta que a robótica educacional pode ser ferramenta de democratização e inclusão digital em contextos de educação não formal com recursos limitados.
Palavras-chave:
robótica educacional, educação não formal, Arduino, programação em blocos, inclusão digital
Referências
C. E. Ribeiro, D. F. G. Trindade, R. H. C. Palácios, and E. Todt, “Exploring the use of educational robotics in non-formal learning environments: A systematic mapping,” Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pp. 111–120, 2023.
S. Papert, Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, 1980.
C. E. Ribeiro, R. H. C. Palácios, and E. Todt, “Evaluation of the impact of educational robotics on school engagement: Educators’ perspectives,” Anais do XIII Workshop de Robótica Educacional, 2024.
R. F. Silva, L. M. Almeida, and J. R. Pereira, “Robótica educacional de baixo custo como ferramenta de apoio ao ensino de ciências exatas,” Revista Brasileira de Educação em Ciência e Tecnologia, vol. 13, no. 2, pp. 45–59, 2020.
J. B. d. S. Santos, R. I. S. Pereira, A. K. Caetano, and S. C. S. Jucá, ANAIs do WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE),Passo Fundo/RS. DOI: 10.5753/wie.2023.234831, vol. 29, no. 1, pp. 475–485, 2023.
L. P. E. Toh, A. Causo, P. W. Tzuo, I. M. Chen, and S. H. Yeo, “A review on the use of robots in education and young children,” Journal of Educational Technology & Society, vol. 19, no. 2, pp. 148–163, 2016.
A. Eguchi, “Robocupjunior for promoting stem education, 21st century skills, and technological advancement through robotics competition,” Robotics and Autonomous Systems, vol. 75, pp. 692–699, 2016.
M. Resnick, Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. MIT press, 2017.
UNESCO Institute for Statistics, “International standard classification of education: Isced 2011,” UIS, Tech. Rep., 2012.
P. d. S. Cavalcante, “Análise de kits de robótica educacional e elaboração de um kit protótipo de custo acessível baseado na plataforma arduino,” Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
K. Thomas, “Smars - screwless modular assembleable robotic system,” [link], Kev’s Robots, 2023, accessed: 2025-06-23.
S. Papert, Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, 1980.
C. E. Ribeiro, R. H. C. Palácios, and E. Todt, “Evaluation of the impact of educational robotics on school engagement: Educators’ perspectives,” Anais do XIII Workshop de Robótica Educacional, 2024.
R. F. Silva, L. M. Almeida, and J. R. Pereira, “Robótica educacional de baixo custo como ferramenta de apoio ao ensino de ciências exatas,” Revista Brasileira de Educação em Ciência e Tecnologia, vol. 13, no. 2, pp. 45–59, 2020.
J. B. d. S. Santos, R. I. S. Pereira, A. K. Caetano, and S. C. S. Jucá, ANAIs do WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE),Passo Fundo/RS. DOI: 10.5753/wie.2023.234831, vol. 29, no. 1, pp. 475–485, 2023.
L. P. E. Toh, A. Causo, P. W. Tzuo, I. M. Chen, and S. H. Yeo, “A review on the use of robots in education and young children,” Journal of Educational Technology & Society, vol. 19, no. 2, pp. 148–163, 2016.
A. Eguchi, “Robocupjunior for promoting stem education, 21st century skills, and technological advancement through robotics competition,” Robotics and Autonomous Systems, vol. 75, pp. 692–699, 2016.
M. Resnick, Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. MIT press, 2017.
UNESCO Institute for Statistics, “International standard classification of education: Isced 2011,” UIS, Tech. Rep., 2012.
P. d. S. Cavalcante, “Análise de kits de robótica educacional e elaboração de um kit protótipo de custo acessível baseado na plataforma arduino,” Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
K. Thomas, “Smars - screwless modular assembleable robotic system,” [link], Kev’s Robots, 2023, accessed: 2025-06-23.
Publicado
13/10/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Weslem Cristiano de; RIBEIRO, Carlos Eduardo; TRINDADE, Daniela de Freitas G.; PALÁCIOS, Rodrigo H. Cunha; TODT, Eduardo.
Robótica Educacional para Inclusão Digital em ONGs: Relato de Experiência com Kit de Baixo Custo em Ambiente de Educação Não Formal. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO - WRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 16. , 2025, Vitória/ES.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 91-96.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbrlars_estendido.2025.248020.
