Projeto de Clube de Robótica utilizando o Kit Cittius das Escolas Estaduais do MS visando Olimpíadas e Feiras de Ciências

  • Jenniffer Oliveira Checchia UFMS
  • Filipe de Andrade Machado UFMS
  • Amaury Antônio de Castro Junior UFMS

Resumo


Este projeto propõe a criação de um clube de robótica voltado para a participação de estudantes do ensino médio na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e em Feiras e Mostras de Ciências. A iniciativa busca tornar a robótica mais acessível ao ambiente escolar, especialmente em instituições com recursos limitados, por meio do uso de kits didáticos oferecidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, como o Cittius. Os robôs serão projetados, montados e programados com foco na simplicidade e eficiência, através de metodologias de aprendizagem ativa. Além de possibilitar a participação em competições, o projeto visa promover o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o interesse por ciência e tecnologia entre os jovens.
Palavras-chave: robótica, estudantes, desenvolvimento, educacional

Referências

K. Brennan and M. Resnick, “New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking,” AERA, 2012.

M. das G. Cardoso, J. F. Lança, V. R. da S. Sanada, and V. da S. Araújo, “Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem,” REnCiMa, 2020.

D. O. Fistarol, H. R. Coutinho, S. V. A. B. Cantero, and A. A. Castro Jr, “Programa NERDS da Fronteira e o uso da Robótica Educacional na Inclusão Digital,” Computer on the Beach, 2015.

É. O. dos Santos, G. F. S. Gross, N. R. M. Albertoni, and M. A. Kalinke, “CONSTRUTIVISM AND CONSTRUCTIONISM IN EDUCATIONAL ROBOTICS WORK: A VIEW FROM ONE POINT, FROM OUR POINT OF VIEW,” Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), 2021.

F. C. dos Santos and G. A. Sobral Júnior, “A DIMENSÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO,” Dialogia, 2020.

R. C. Führ, “EDUCAÇÃO 4.0 E SEUS IMPACTOS NO SÉCULO XXI,” V CONEDU, 1018.

A. N. F. Gavazzi, “Robótica pedagógica como ferramenta para aplicação da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no Ensino Fundamental,” Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, 2020.

J. O. Checchia, “Oficina de arduíno,” in Anais Integra UFMS, 2024.

J. Antunes, V. S. do Nascimento, and Z. F. de Queiroz, “Metodologias ativas na educação: problemas, projetos e cooperação na realidade educativa,” INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria e prática, 2019.

J. P. A. Moraes, R. S. Duran, and R. A. Bittencourt, “Robótica Educacional e Habilidades do Século XXI: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Médio,” EduComp, 2023.

N. P. Massa, G. S. de Oliveira, and J. A. dos Santos, “O Construcionismo de Seymour e os computadores na Educação,” Cadernos da Fucamp, pp. 110–122, 2022.

MEC, “Computação complemento à BNCC,” 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 mar. 2025.

J. R. Miranda and M. V. R. Suanno, “Robótica na escola: ferramenta pedagógica inovadora,” EDUCERE, 2009.

J. S. Nóbrega, “A aplicação da robótica educacional para auxiliar no desenvolvimento das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular,” Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2022.

OBR, “Olimpiada Brasileira de Robótica,” 2025. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 mar. 2025.

E. C. Riedel, “LEI Nº 6.136, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023,” Legislação SECOGE, Nov. 13, 2023. [Online]. Available: [link]. [Accessed: Jun. 22, 2025].

T. F. B. Nunes, C. C. Viana, and L. A. F. de Campos Viana, “Perspectivas da robótica como recurso pedagógico aplicada a educação 4.0: Uma análise bibliométrica sobre robótica educacional,” Research, Society and Development, 2021.

MATO GROSSO DO SUL. Lei nº 6.136, de 13 de novembro de 2023. Dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação do canal de denúncias da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul - TCE/MS. Diário Oficial do Estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, n. 11.319, p. 3, de 14 de nov. de 2023.

I. N. Pinto and T. F. P. A. Taveira Pazelli, “Robótica Educacional: Proposta de atividades de aula considerando o impacto das competições no desempenho acadêmico dos estudantes,” in Anais de Conferencia, 2022. Publicação IEEE.

J. T. G. Santos, J. T. G. Santos, and V. A. da Costa, “Robótica de Portas Abertas: disseminando o conhecimento da Robótica Educacional para escolas da rede pública da Paraíba,” in Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE), 2019, pp. 839–848, DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.839.
Publicado
13/10/2025
CHECCHIA, Jenniffer Oliveira; MACHADO, Filipe de Andrade; CASTRO JUNIOR, Amaury Antônio de. Projeto de Clube de Robótica utilizando o Kit Cittius das Escolas Estaduais do MS visando Olimpíadas e Feiras de Ciências. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA NA EDUCAÇÃO - WRE - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ROBÓTICA E SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ROBÓTICA (SBR/LARS), 16. , 2025, Vitória/ES. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 97-102. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrlars_estendido.2025.248029.