A ofertas dos cursos de EaD na UFMT: o limbo entre a política e a policitação

Resumo


São promovidas reflexões sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), buscando estabelecer a relação entre o compromisso do Poder Público com a política educacional voltada a fomentar a EaD nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas – com vistas à democratização do acesso – e o requerido financiamento. Como parte da pesquisa interinstitucional “Políticas de Expansão da EaD no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, os dados apresentados dizem respeito aos cursos de EaD ofertados nas IES partícipes, de 2006 a 2019. As práticas experimentadas na UFMT evidenciam que as questões econômicas têm implicações nos cursos de graduação e especialização. Nesse sentido, a política educacional não pode estar desvinculada do financiamento. Caso contrário, a EaD estará sujeita a retornar aos empecilhos de institucionalizá-la, como a falta de estratégias que a sustentassem.

Palavras-chave: EaD, Política Educacional, Financiamento

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Publicado
03/11/2020
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MAIESKI, Alessandra; CASAGRANDE, Ana Lara; ALONSO, Kátia Morosov. A ofertas dos cursos de EaD na UFMT: o limbo entre a política e a policitação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14644.