Educação à Distância e Universidade Aberta do Brasil
Resumo
Este ensaio objetiva apresentar a modalidade de Educação a Distância-EaD a partir da Universidade Aberta do Brasil-UAB, discutindo, em específico, a sua história, o financiamento e os profissionais envolvidos. Como metodologia, parte-se de um estudo exploratório, retomando bases históricas e teóricas acerca do tema. A fundamentação teórica se assenta, de um lado, nos estudos de especialistas da área da Educação e das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação-TDCI e, de outro, na legislação brasileira desenvolvida a respeito dessa temática. Como resultado parcial, depreende-se que o Programa UAB impactou positivamente a Educação brasileira, sobretudo o oferecimento de cursos do Ensino Superior a distância.
Palavras-chave:
Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Políticas Públicas
Referências
AMIEL Tel; DURAN, Maria Renata da Cruz; COSTA, Celso José da Construindo. Políticas de Abertura a partir dos Recursos Educacionais Abertos: uma Análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, Cáceres, Espanha, v. 16, n. 2. p. 161-172, jun.-dez., 2017.
ARRUDA Eucidio Pimenta; ARRUDA Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e Democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, jul.-set., 2015.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDBEN (Lei nº 9394 de 1996). Portal do MEC, Arquivos, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ tvescola/leis/D2494.pdf. Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal do Planalto, Arquivos, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/ D5622.htm. Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Portal do Planalto, Arquivos, 2006. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal do Planalto, Arquivos, 2017. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5800.htm. Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Resultados da Pesquisa com os Estudantes do Sistema UAB. Universidade Aberta do Brasil, 11 jan. 2018a, 11h 26. Disponível em: https://www.capes.gov.br/uab/resultados-da-pesquisa-com-os-estudantes-do-sistema-uab. Acessado em: 11 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal do Planalto, Arquivos, 2018b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Assessoria de Comunicação Social. Quantidade de polos da UAB por estado. Portal do MEC, 2019a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman& view=download&alias=346-uab&category_slug= documentos-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 11 jan. 2020.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O que é o Sistema UAB e sua legislação. Conteúdo Estático, 2019b. Disponível em: http://www.capes. gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas/93-conteudo-estatico/7836-o-que-e-uab. Acessado em: 13 jan. 2020.
FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Luiz Roberto Rodrigues. Educação a distância na Universidade de Brasília: uma trajetória de 1979 a junho de 2006. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
MORAN, José. Novos caminhos do ensino a distância. Informe Centro de Educação a Distância-CEAD, SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n. 5, p.1-3, out-dez., 1994.
SOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal. 2012. 305 f. (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
ARRUDA Eucidio Pimenta; ARRUDA Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e Democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, jul.-set., 2015.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDBEN (Lei nº 9394 de 1996). Portal do MEC, Arquivos, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ tvescola/leis/D2494.pdf. Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal do Planalto, Arquivos, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/ D5622.htm. Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Portal do Planalto, Arquivos, 2006. Disponível em:
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal do Planalto, Arquivos, 2017. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5800.htm. Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Resultados da Pesquisa com os Estudantes do Sistema UAB. Universidade Aberta do Brasil, 11 jan. 2018a, 11h 26. Disponível em: https://www.capes.gov.br/uab/resultados-da-pesquisa-com-os-estudantes-do-sistema-uab. Acessado em: 11 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Portal do Planalto, Arquivos, 2018b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm Acessado em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Assessoria de Comunicação Social. Quantidade de polos da UAB por estado. Portal do MEC, 2019a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman& view=download&alias=346-uab&category_slug= documentos-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 11 jan. 2020.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O que é o Sistema UAB e sua legislação. Conteúdo Estático, 2019b. Disponível em: http://www.capes. gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas/93-conteudo-estatico/7836-o-que-e-uab. Acessado em: 13 jan. 2020.
FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Luiz Roberto Rodrigues. Educação a distância na Universidade de Brasília: uma trajetória de 1979 a junho de 2006. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
MORAN, José. Novos caminhos do ensino a distância. Informe Centro de Educação a Distância-CEAD, SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n. 5, p.1-3, out-dez., 1994.
SOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal. 2012. 305 f. (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
COSTA, Marcos Rogério Martins; SOUSA, Jonilto Costa.
Educação à Distância e Universidade Aberta do Brasil. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14649.