Mudanças na avaliação da EaD no ensino superior brasileiro de 2016 a 2019: flexibilização, (des)regulamentação e autorregulação
Resumo
As mudanças legais implementadas na avaliação da educação superior, especialmente no período de 2016 a 2019, indicam maior simplificação, agilização, flexibilização e (des) regulamentação da educação superior, bem como concessão de maior autonomia às Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na ampliação de vagas e oferta de cursos. Destacam-se as alterações na Educação a Distância aplicadas a este nível de ensino. O estudo mostrou que as alterações buscam diminuir e flexibilizar os mecanismos de controle da qualidade da educação superior por parte do governo federal, reduzindo o papel regulador e avaliador do Estado. Aponta ainda para a criação de um sistema de autorregulação das IES que atuam no mercado da educação superior.
Referências
CARVALHO, Renata Ramos da Silva; FERREIRA, Suely. Universidades Federais: desafios da expansão e da democratização do acesso ao ensino superior. In: FERREIRA, Suely; OLIVEIRA, João Ferreira de (Orgs.). Universidades Públicas: mudanças, tensões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 2016.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.151-204.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação. Campinas, Sorocaba, SP, v.15, n.1, p.195-224, mar. 2010.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da educação superior. In: AGUIAR, Márcia Angela; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas [Livro Eletrônico]. Recife: Anpae, 2018.
FERREIRA, Suely; OLIVEIRA, João Ferreira de. Universidades Públicas: mudanças, tensões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 2016.
OLIVEIRA, João Ferreira de. A reestruturação da educação superior no Brasil e o processo de metamorfose das Universidades Federais: o caso da Universidade Federal de Goiás (UFG). 2000. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
VERHINE, Robert E. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v.20, n.3, p.603-619, nov. 2015.