A Evasão em Cursos Superiores a Distância: um estudo acerca de fatores que interferem na permanência dos estudantes

Resumo


Esse estudo objetiva identificar fatores que levam à evasão em cursos de graduação na modalidade a distância. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos disponibilizados no Portal de Periódicos da Capes (https://www.periodicos.capes.gov.br/) que tratam da temática da evasão em cursos de graduação a distância, publicados entre 2014 e 2019. Foi aplicado o método de análise de conteúdo (AC), com o uso do software Iramuteq. O corpus geral foi constituído por 23 textos, separados em parágrafos. Disso, o software considerou 10 textos, 1.597 ocorrências, sendo 578 formas e 399 hapax. Foram utilizadas a lematização e todos os parâmetros-chaves. Os resultados sugerem que os principais fatores que interferem na permanência dos estudantes no ensino superior são os fatores pessoais ou individuais, como dificuldade de adaptação à modalidade e falta de domínio da tecnologia etc.; e institucionais, como falta de apoio ao aluno, insatisfação com o desempenho dos tutores e falta de incentivo da instituição, corroborando com o que é encontrado na literatura a respeito do assunto. Conclui-se que ambos os fatores possuem interferência semelhante no processo de evasão desse público.
Palavras-chave: Evasão, Educação a Distância, Fatores

Referências

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Publicado
03/11/2020
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NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; FERREIRA, Marcello; SACERDOTE, Helena Célia de Souza; FARIA, Natália Rodrigues; DA SILVA, Bárbara Beatriz; SOUZA, Kharolinne Miguel de. A Evasão em Cursos Superiores a Distância: um estudo acerca de fatores que interferem na permanência dos estudantes. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14655.