Formação Continuada de Professores para Atuação em disciplina a Distância
Resumo
Este artigo apresenta a legislação que orienta a oferta de disciplina a distância em cursos de graduação presencial, com destaque para a formação de professores. Identifica que, somente após a publicação da Portaria Normativa nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018, sobre a característica dessa oferta, ano de 2018, há referência à mediação da tutoria, influenciada certamente pela Resolução nº 1, de 11 de março de 2016. Traz a alteração realizada pela Portaria Normativa nº 2.117, de 11 de dezembro de 2019, sobre a ampliação de 40% da carga horária a distância e destaca que aspectos relativos à formação docente são os mesmos já indicados em portarias anteriores, demonstrando a inexistência de avanços significativos nessa área. Discorre sobre a importância da formação para o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, contemplando a mediação pedagógica através de recursos tecnológicos. Conceitua mediação como processo que envolve sujeito e objeto, que se efetiva de modo contextual, inter-relacional e histórico na relação entre professor e estudante. Nessa perspectiva, ressalta a importância de a formação articular os conhecimentos pedagógicos com os tecnológicos, relacionar a prática com a teoria, numa relação de dependência em que a teoria subsidia a prática, e esta realimenta aquela, criando possibilidades de transformação da ação pedagógica. Apresenta ainda a oferta destas disciplinas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e as ações de formação continuada realizada no Programa de Formação de Docentes e Gestores Acadêmicos e na Semana de Integração e Planejamento, bem como pela equipe da Coordenação de Educação a Distância que se efetiva no acompanhamento do professor com disciplina a distância, por todo o semestre letivo.
Palavras-chave:
Educação a distância, Formação docente, Mediação
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1ª ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117, de 11 de dezembro de 2019. Disponível em:. Acesso em: 10 jan. 2019.
______. ______. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Disponível em. Acesso em: 10 jan. 2020.
______. ______. Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 10 jan. 2020.
______. ______. Portaria 1.134, de 10 de outubro de 2016. Disponível em:. Acesso em: 10 jan. 2020.
______. ______. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004.. Acesso em: 10 jan. 2020.
______. ______. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Disponível em:. Acesso em: 10 jan. 2020.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Tradução de Fundação Lemann e Instituto Península. Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em:. Acesso em: 10 jan. 2020.
ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. de. Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ª ed. Goiânia, GO: Kelps, 2015.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL, 3., 2000, Campinas, SP. III. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2000.
MORAN, J. M.; ARAÚJO FILHO, M.; SIDERICOUDES, O. A ampliação dos vinte por cento a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABED, 12, 2005, Florianópolis, SC. Anais... São Paulo, SP: ABED, 2005. Disponível em:. Acesso em: 26 abr. 2018.
______. Implantação da metodologia híbrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD), 11, 2014, Goiânia, Goiás. Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2014. Disponível em:. Acesso em: 5 set. 2017.
______. Mudanças necessárias na educação presencial. In: ______; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M. As novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PEIXOTO, J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 25, n. 59, p. 367-379, mai./ago. 2016. DOI:.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117, de 11 de dezembro de 2019. Disponível em:
______. ______. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Disponível em
______. ______. Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de março de 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 10 jan. 2020.
______. ______. Portaria 1.134, de 10 de outubro de 2016. Disponível em:
______. ______. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004.
______. ______. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Disponível em:
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Tradução de Fundação Lemann e Instituto Península. Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em:
ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. de. Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ª ed. Goiânia, GO: Kelps, 2015.
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL, 3., 2000, Campinas, SP. III. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2000.
MORAN, J. M.; ARAÚJO FILHO, M.; SIDERICOUDES, O. A ampliação dos vinte por cento a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABED, 12, 2005, Florianópolis, SC. Anais... São Paulo, SP: ABED, 2005. Disponível em:
______. Implantação da metodologia híbrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA (ESUD), 11, 2014, Goiânia, Goiás. Anais... Florianópolis, SC: UFSC, 2014. Disponível em:
______. Mudanças necessárias na educação presencial. In: ______; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M. As novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PEIXOTO, J. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 25, n. 59, p. 367-379, mai./ago. 2016. DOI:
Publicado
03/11/2020
Como Citar
GONTIJO, Elda Jane de Almeida; CARVALHO, Rose Mary Almas de.
Formação Continuada de Professores para Atuação em disciplina a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14656.