Formação Continuada de Professores para Atuação em disciplina a Distância

Resumo


Este artigo apresenta a legislação que orienta a oferta de disciplina a distância em cursos de graduação presencial, com destaque para a formação de professores. Identifica que, somente após a publicação da Portaria Normativa nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018, sobre a característica dessa oferta, ano de 2018, há referência à mediação da tutoria, influenciada certamente pela Resolução nº 1, de 11 de março de 2016. Traz a alteração realizada pela Portaria Normativa nº 2.117, de 11 de dezembro de 2019, sobre a ampliação de 40% da carga horária a distância e destaca que aspectos relativos à formação docente são os mesmos já indicados em portarias anteriores, demonstrando a inexistência de avanços significativos nessa área. Discorre sobre a importância da formação para o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, contemplando a mediação pedagógica através de recursos tecnológicos. Conceitua mediação como processo que envolve sujeito e objeto, que se efetiva de modo contextual, inter-relacional e histórico na relação entre professor e estudante. Nessa perspectiva, ressalta a importância de a formação articular os conhecimentos pedagógicos com os tecnológicos, relacionar a prática com a teoria, numa relação de dependência em que a teoria subsidia a prática, e esta realimenta aquela, criando possibilidades de transformação da ação pedagógica. Apresenta ainda a oferta destas disciplinas na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e as ações de formação continuada realizada no Programa de Formação de Docentes e Gestores Acadêmicos e na Semana de Integração e Planejamento, bem como pela equipe da Coordenação de Educação a Distância que se efetiva no acompanhamento do professor com disciplina a distância, por todo o semestre letivo.
Palavras-chave: Educação a distância, Formação docente, Mediação

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Publicado
03/11/2020
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GONTIJO, Elda Jane de Almeida; CARVALHO, Rose Mary Almas de. Formação Continuada de Professores para Atuação em disciplina a Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14656.