Qualidade na educação a distância – EaD – Interlocuções de um recorte bibliográfico
Resumo
Esse artigo se constitui uma interlocução teórica com Saviani na abordagem de pesquisa qualitativa em educação, com o sentido de analisar os artigos do levantamento bibliográfico de uma pesquisa realizada no âmbito de um grupo de seis universidades brasileiras da rede pública e privada, cujo enfoque principal é a qualidade da educação a distância, no contexto brasileiro. Para tanto apresenta as análises dos artigos encontrados sobre o quesito mencionado e aponta perspectivas no sentido da inovação dessa modalidade educacional, considerando a conjuntura de cortes em seu financiamento cujo resultado se contrapõe ao aspecto da qualidade.
Palavras-chave:
Qualidade, Educação a Distância, Interlocução
Referências
ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out.-dez. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 mar. 2019.
BATISTA, E. M; GOBARA, S. T. O uso exclusivo do ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores a distância: uma solução em meio à crise brasileira? Revista Interacções, n. 47. Pp. 146-169. Lisboa, jan/2019.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001a. 115 p.
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez e Sara Bahia. Editora Porto. Portugal, 1994.
CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Educação superior a distância: a qualidade passa pela avaliação. Revista Diálogo, Canoas, n. 20, jan./jun. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2V9ksTO. Acesso em: 10 mar. 2019.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA J. F. de; SANTOS, C. de A. A Qualidade da Educação: Conceitos e Definições. MEC/INEP Brasília, 2007. Disponivel em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/A+qualidade+da+educa%C3%A7%C3%A3o+conceitos+e+defini%C3%A7%C3%B5es/8926ad76-ce32-4328-8a26-5139ccedddb4?version=1.3. Acesso em: 17 fev 2020.
FREIRE P.: Educação para a prática de liberdade. Editora Paz e Terra, 2ª edição – 1969.
FREIRE, M. F.; SOUSA, L. S. L.; & LIMA, D. C. B. P. Avaliação Institucional e EaD: das discussões teóricas aos aspectos legais. In: Educação a Distância (EaD): Realidades, Evolução e Contextos. Editora UEG. Anápolis, GO, 2017.
GOMES, M. J.; OSÓRIO, A. J.; VALENTE, A. L. Aprender nas nuvens. X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017. Atas.
LUDWING, S. T.; COLLA, A. L. A Interação como diferencial de qualidade em cursos de educação a distância no campo da gestão empresarial. Revista Gestão e Desenvolvimento, Novo Hamburgo, v. 5, n. 2, nov. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2VWCcPj. Acesso em: 10 mar. 2019.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NETTO, C.; O., MENELLI, A. R. de. Equidade e qualidade na educação superior no Brasil: o acesso por meio da educação a distância. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jun. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2ZofBNQ. Acesso em: 10 mar. 2019.
OLIVEIRA, J. F.; LIMA, D. C. B. P (Orgs). Políticas e gestão da Educação Superior no Brasil: tendências e desafios no contexto do Plano Nacional de Educação – PNE. In: Políticas de Educação Superior e PNE (2014-2024); expansão, qualidade e tendências. Livro eletrônico. Disponível em Biblioteca ANPAE. Brasília, ANPAE, 2019.
ROSINI, A. M.; FIGUEIREDO, M. A.; AMARAL, R. de C. B. de M. A Educação a Distância: desafios para a Qualidade. SIED/ENPED/UFSCar.2016.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2013.
BATISTA, E. M; GOBARA, S. T. O uso exclusivo do ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores a distância: uma solução em meio à crise brasileira? Revista Interacções, n. 47. Pp. 146-169. Lisboa, jan/2019.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001a. 115 p.
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez e Sara Bahia. Editora Porto. Portugal, 1994.
CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Educação superior a distância: a qualidade passa pela avaliação. Revista Diálogo, Canoas, n. 20, jan./jun. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2V9ksTO. Acesso em: 10 mar. 2019.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA J. F. de; SANTOS, C. de A. A Qualidade da Educação: Conceitos e Definições. MEC/INEP Brasília, 2007. Disponivel em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/A+qualidade+da+educa%C3%A7%C3%A3o+conceitos+e+defini%C3%A7%C3%B5es/8926ad76-ce32-4328-8a26-5139ccedddb4?version=1.3. Acesso em: 17 fev 2020.
FREIRE P.: Educação para a prática de liberdade. Editora Paz e Terra, 2ª edição – 1969.
FREIRE, M. F.; SOUSA, L. S. L.; & LIMA, D. C. B. P. Avaliação Institucional e EaD: das discussões teóricas aos aspectos legais. In: Educação a Distância (EaD): Realidades, Evolução e Contextos. Editora UEG. Anápolis, GO, 2017.
GOMES, M. J.; OSÓRIO, A. J.; VALENTE, A. L. Aprender nas nuvens. X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017. Atas.
LUDWING, S. T.; COLLA, A. L. A Interação como diferencial de qualidade em cursos de educação a distância no campo da gestão empresarial. Revista Gestão e Desenvolvimento, Novo Hamburgo, v. 5, n. 2, nov. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2VWCcPj. Acesso em: 10 mar. 2019.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NETTO, C.; O., MENELLI, A. R. de. Equidade e qualidade na educação superior no Brasil: o acesso por meio da educação a distância. Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jun. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2ZofBNQ. Acesso em: 10 mar. 2019.
OLIVEIRA, J. F.; LIMA, D. C. B. P (Orgs). Políticas e gestão da Educação Superior no Brasil: tendências e desafios no contexto do Plano Nacional de Educação – PNE. In: Políticas de Educação Superior e PNE (2014-2024); expansão, qualidade e tendências. Livro eletrônico. Disponível em Biblioteca ANPAE. Brasília, ANPAE, 2019.
ROSINI, A. M.; FIGUEIREDO, M. A.; AMARAL, R. de C. B. de M. A Educação a Distância: desafios para a Qualidade. SIED/ENPED/UFSCar.2016.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 2013.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
BATISTA, Erlinda Martins; TAVEIRA, Franciele Aparecida Henrique.
Qualidade na educação a distância – EaD – Interlocuções de um recorte bibliográfico. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14658.