Estrutura e organizações da EAD no cenário de instituições do Centro-Oeste
Resumo
Considerando o cenário de instituições da região Centro-oeste, o presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a expansão de ofertas de vagas na EaD em IES públicas e privadas, no período de 2014 a 2019. É uma análise documental de dados estatísticos obtidos em documentos formais sobre o ensino superior e, em específico, a análise de relatórios parciais da pesquisa intitulada “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, aprovada pela Chamada MCTIC/CNPq Universal n. 28/2018 e desenvolvida entre 2019 e 2021 na região Centro-Oeste. A análise dos relatórios aponta semelhanças quanto às estruturas da EaD nas IES, porém, um avanço tímido no que se refere a questões de expansão de cursos a distância.
Palavras-chave:
EaD, Expansão, Organização
Referências
ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1319-1335, out.-dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15 fev. 2020.
BATISTA, E. M.; GOBARA, S. T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, maio/ago. 2006. Disponível em: http://bit.ly/2LIKusN. Acesso em: 26 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dados abertos. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br/. Acesso: 27 dez. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG). Resolução CONSUP/IFG nº 40, de 13 de dezembro de 2018. Aprova o Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Goiânia, 2018b.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Goiânia, PUC Goiás, 2016. (Série Gestão Universitária).
STACHEIRA, C. R. et al. Educação a distância na Universidade Estadual de Goiás – UEG: Trajetória, perspectivas e desafios em processo para consolidação de um paradigma integrador. In: SOUSA, A. H. de et al. Práticas de EaD nas universidades estaduais e municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. Florianópolis: Ed. UDESC, 2015. p. 29-37. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201607/14155353-livro-praticas-de-ead.pdf. Acesso em: 01 set. 2019.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional (2010 – 2019). Anápolis: UEG, 2010. Disponível em: http://www.cdn.ueg.br/arquivos/legislacao/conteudo_compartilhado/944/Res_CsU_2010_009.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.
VILELA, T. J. V. Institucionalização da educação a distância na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Histórico, processos e fases. Dourados: UFGD, 2019. Dissertação (Mestrado). Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20Defendidas/Tania%20Jucilene%20Vieira%20Vilela.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.
BATISTA, E. M.; GOBARA, S. T. As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, maio/ago. 2006. Disponível em: http://bit.ly/2LIKusN. Acesso em: 26 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dados abertos. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br/. Acesso: 27 dez. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (IFG). Resolução CONSUP/IFG nº 40, de 13 de dezembro de 2018. Aprova o Regimento Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Goiânia, 2018b.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional. Goiânia, PUC Goiás, 2016. (Série Gestão Universitária).
STACHEIRA, C. R. et al. Educação a distância na Universidade Estadual de Goiás – UEG: Trajetória, perspectivas e desafios em processo para consolidação de um paradigma integrador. In: SOUSA, A. H. de et al. Práticas de EaD nas universidades estaduais e municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. Florianópolis: Ed. UDESC, 2015. p. 29-37. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/201607/14155353-livro-praticas-de-ead.pdf. Acesso em: 01 set. 2019.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Plano de Desenvolvimento Institucional (2010 – 2019). Anápolis: UEG, 2010. Disponível em: http://www.cdn.ueg.br/arquivos/legislacao/conteudo_compartilhado/944/Res_CsU_2010_009.pdf. Acesso em: 11 mar. 2019.
VILELA, T. J. V. Institucionalização da educação a distância na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): Histórico, processos e fases. Dourados: UFGD, 2019. Dissertação (Mestrado). Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/MESTRADO-DOUTORADO-EDUCACAO/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20Defendidas/Tania%20Jucilene%20Vieira%20Vilela.pdf. Acesso em: 25 jan. 2020.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
MAIA, Mirtes Dâmares Santos de Almeida; MACÊDO, Rogéria Rosária Parra Merino de.
Estrutura e organizações da EAD no cenário de instituições do Centro-Oeste. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14659.