Características para a autoavaliação institucional da EaD: uma reflexão teórica
Resumo
A autoavaliação institucional pode ser entendida como uma ferramenta para o autoconhecimento e autodesenvolvimento das IES de acordo com seus objetivos próprios, o que é fundamental quando se pensa as políticas neoliberais que regem a política educacional no Brasil contemporâneo. O presente trabalho visa elaborar características para que a autoavaliação da EaD se faça de acordo com características próprias da modalidade. A pesquisa desenvolvida foi bibliográfica e documental. A conclusão é que elementos como polos EaD, infraestrutural virtual e física, equipe docente com destaque para o trabalho de tutoria e PPP devem ser avaliados nesse processo.
Palavras-chave:
Educação a distância, Autoavaliação, Educação superior
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 53 abr.-jun. 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2020
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em 15 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Imprensa Nacional, ano 141, n. 72, p. 3. 15 abr. 2004. Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em 10 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed., revisada e ampliada. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009. Disponível http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484109/SINAES+-+Sistema+Nacional+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior+Da+Concep%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+Regulamenta%C3%A7%C3%A3o+5a+ed+amp/d98724bf-b529-4a88-a5f9-e62b9d6f9ebc?version=1.4. Acesso em 10 fev. .2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Portal MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refEAD1.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.
FREIRE, Flávia Magalhães. Trajetória e mecanismos da autoavaliação institucional de cursos da modalidade a distância na Universidade Federal de Goiás. 206 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, 2018.
HOLFING, Eloísa de Matos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos de Educação CEDES. Campinas, v. 21, n. 55, nov. 2001.
LIMA JÚNIOR, Paulo; DECONTO, Diomar Caríssimo Selli; ANDRELLA NETO, Ricieri; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Marx como referencial para análise de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 175-194, mar. 2014.
MARI, M. M.; RIBEIRO, V. C.; PARANÀ, J. S.; SANTOS, E. J.; MELO, M. J. S. Proposta de um instrumento para a autoavaliação institucional em EAD. JNT - Facit Business and Techonology Journal, v. 1, n.1, p. 1-22, 2017. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/152/156. Acesso em: 06 fev. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em 15 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Imprensa Nacional, ano 141, n. 72, p. 3. 15 abr. 2004. Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em 10 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 5. ed., revisada e ampliada. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009. Disponível http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484109/SINAES+-+Sistema+Nacional+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior+Da+Concep%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+Regulamenta%C3%A7%C3%A3o+5a+ed+amp/d98724bf-b529-4a88-a5f9-e62b9d6f9ebc?version=1.4. Acesso em 10 fev. .2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Portal MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refEAD1.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019.
FREIRE, Flávia Magalhães. Trajetória e mecanismos da autoavaliação institucional de cursos da modalidade a distância na Universidade Federal de Goiás. 206 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, 2018.
HOLFING, Eloísa de Matos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos de Educação CEDES. Campinas, v. 21, n. 55, nov. 2001.
LIMA JÚNIOR, Paulo; DECONTO, Diomar Caríssimo Selli; ANDRELLA NETO, Ricieri; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Marx como referencial para análise de relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ciência Educação, Bauru, v. 20, n. 1, p. 175-194, mar. 2014.
MARI, M. M.; RIBEIRO, V. C.; PARANÀ, J. S.; SANTOS, E. J.; MELO, M. J. S. Proposta de um instrumento para a autoavaliação institucional em EAD. JNT - Facit Business and Techonology Journal, v. 1, n.1, p. 1-22, 2017. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/152/156. Acesso em: 06 fev. 2020.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
FREIRE, Flávia Magalhães; BAPTISTA, Leandro Vasconcelos.
Características para a autoavaliação institucional da EaD: uma reflexão teórica. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14662.