Formação continuada de professores e recursos educacionais abertos: elementos de inovação na educação a distância
Resumo
O estudo teve como objetivo apresentar e analisar a proposta de criação de Recursos Educacionais Abertos na educação a distância como elemento de inovação no curso de Mídias na Educação oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no período de 2017 a 2019. O trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que teve como base empírica o cadastro das propostas de criação do REA para o desenvolvimento do Trabalho Final de Curso (TFC), o Projeto Pedagógico do Curso e o regulamento. A concepção e a trajetória do curso demonstram o potencial de inovação que a criação de Recursos Educacionais Abertos no desenvolvimento do TFC trouxe para o processo formativo a distância, que teve foco na autoria e no desenvolvimento de conteúdos nas áreas em que os cursistas já atuavam, demonstrando que é possível e necessário pensar em práticas mais abertas que envolvam colaboração, criatividade e disseminação do acesso ao conhecimento.
Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Inovação, Práticas Pedagógicas, Educação a Distância
Referências
AMIEL, Tel. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. Ed. São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.p. 17-33.
BRASIL. Projeto de Lei Federal Nº 1513/2011. Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelo Poder Público na produção e na subvenção à produção de Recursos Educacionais Abertos - REA Disponível em: http://gg.gg/gma5p. Acesso em: 04 jan. 2020.
CREATIVE COMMONS. Sobre as Licenças. Disponível em: https://br.creativecommons.org/licencas/. Acesso em: 12 out. 2019.
CURSO REA. Curso Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Iniciativa Educação Aberta, 2018. Disponível em: https://cursos.aberta.org.br/login/index.php. Acesso em: 11 out. 2019.
DEMO, Pedro. Rupturas urgentes em educação. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 861-872, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a11.pdf. Acesso em: 10 jan 2020.
EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea. Acesso em: 11 out. 2019.
GONSALES, Priscila. Educação aberta e recursos educacionais abertos na política pública brasileira. Digital Rights, v. 6, n. 24 jul. 2015. Disponível em: https://www.digitalrightslac.net/pt/educacion-abierta-y-recursos-educativos-abiertos-en-la politica-publica-brasilena/. Acesso em: 04 jan. 2020.
HILU, Luciane; TORRES, Patricia Lupion; BEHRENS, Marilda Aparecida. REA (RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS) – CONHECIMENTOS E (DES)CONHECIMENTOS. Revista e-Curriculum, v. 13, n. 01 p. 130 – 146, jan./mar, 2015.Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 03 jan. 2020.
MAZZARDO, Mara Denize; NOBRE, Ana Maria Ferreira; MALLMANN Elena Maria. Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? Revista EaD em Foco, v. 7, n.1, p. 27–36, abr. 2017. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446. Acesso em: 04 jan. 2020.
MAZZARDO, Mara Denize. Recursos Educacionais Abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do Ensino Médio. Lisboa,2018, 280. Tese de Doutorado – Departamento de Educação a Distância e Elearming, Universidade Aberta,2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7788/1/TD_MaraMazzardo.pdf. Acesso em: 20 jan 2020.
PISCHETOLA, Magda. et al. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: Editora CRV, 2019.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 7, n. 12 (especial), p. 28-50, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9169. Acesso em: 16 fev. 2020.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. Rio de Janeiro, 2018. 185. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2018.
SANTOS, Andreia Inamorato dos. Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. Ed. São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.p. 71-89.
SEBRIAM, Debora; MARKUN, Pedro; GONSALES, Priscila. Como implementar uma política de Educação Aberta e Recursos Educacionais Aberto (REA): guia prático para gestores. São Paulo: Cereja Editora, 2017.
UFMS. RESOLUÇÃO Nº 195, DE 11 DE AGOSTO DE 2017. Aprovar o Regulamento do Curso de Especialização em Mídias na Educação. Disponível em: https://sedfor.ufms.br/files/2017/08/RESOLUCAO-COPP-n-195-de-11-08-2017.pdf. Acesso em: 04 jan. 2020
BRASIL. Projeto de Lei Federal Nº 1513/2011. Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelo Poder Público na produção e na subvenção à produção de Recursos Educacionais Abertos - REA Disponível em: http://gg.gg/gma5p. Acesso em: 04 jan. 2020.
CREATIVE COMMONS. Sobre as Licenças. Disponível em: https://br.creativecommons.org/licencas/. Acesso em: 12 out. 2019.
CURSO REA. Curso Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Iniciativa Educação Aberta, 2018. Disponível em: https://cursos.aberta.org.br/login/index.php. Acesso em: 11 out. 2019.
DEMO, Pedro. Rupturas urgentes em educação. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 861-872, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a11.pdf. Acesso em: 10 jan 2020.
EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea. Acesso em: 11 out. 2019.
GONSALES, Priscila. Educação aberta e recursos educacionais abertos na política pública brasileira. Digital Rights, v. 6, n. 24 jul. 2015. Disponível em: https://www.digitalrightslac.net/pt/educacion-abierta-y-recursos-educativos-abiertos-en-la politica-publica-brasilena/. Acesso em: 04 jan. 2020.
HILU, Luciane; TORRES, Patricia Lupion; BEHRENS, Marilda Aparecida. REA (RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS) – CONHECIMENTOS E (DES)CONHECIMENTOS. Revista e-Curriculum, v. 13, n. 01 p. 130 – 146, jan./mar, 2015.Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 03 jan. 2020.
MAZZARDO, Mara Denize; NOBRE, Ana Maria Ferreira; MALLMANN Elena Maria. Recursos Educacionais Abertos: Acesso Gratuito ao Conhecimento? Revista EaD em Foco, v. 7, n.1, p. 27–36, abr. 2017. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/446. Acesso em: 04 jan. 2020.
MAZZARDO, Mara Denize. Recursos Educacionais Abertos: inovação na produção de materiais didáticos dos professores do Ensino Médio. Lisboa,2018, 280. Tese de Doutorado – Departamento de Educação a Distância e Elearming, Universidade Aberta,2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/7788/1/TD_MaraMazzardo.pdf. Acesso em: 20 jan 2020.
PISCHETOLA, Magda. et al. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: Editora CRV, 2019.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 7, n. 12 (especial), p. 28-50, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9169. Acesso em: 16 fev. 2020.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. Rio de Janeiro, 2018. 185. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2018.
SANTOS, Andreia Inamorato dos. Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Lucca. (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. 1. Ed. São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.p. 71-89.
SEBRIAM, Debora; MARKUN, Pedro; GONSALES, Priscila. Como implementar uma política de Educação Aberta e Recursos Educacionais Aberto (REA): guia prático para gestores. São Paulo: Cereja Editora, 2017.
UFMS. RESOLUÇÃO Nº 195, DE 11 DE AGOSTO DE 2017. Aprovar o Regulamento do Curso de Especialização em Mídias na Educação. Disponível em: https://sedfor.ufms.br/files/2017/08/RESOLUCAO-COPP-n-195-de-11-08-2017.pdf. Acesso em: 04 jan. 2020
Publicado
03/11/2020
Como Citar
TAVEIRA, Franciele Aparecida Henrique; MACIEL, Carina Elisabeth; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto.
Formação continuada de professores e recursos educacionais abertos: elementos de inovação na educação a distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14665.