Análises observacionais do Ambiente Virtual do Curso de Medicina de uma Instituição Privada de Ensino Superior
Resumo
O trabalho enfoca um recorte do projeto: Políticas Públicas para o Uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: Estudo de Caso nas turmas de Medicina do Período 2019-2020, cujo objetivo é analisar o uso do ambiente virtual por estudantes da disciplina: “Habilidades Gerais” a despeito de encontros presenciais. A pesquisa se norteia pela abordagem da pesquisa qualitativa em educação no que concerne ao método qualitativo, dada a subjetividade dos dados em contexto educativo. As análises do levantamento bibliográfico apresentam um breve estado da arte, e além disso, discute-se a observação à priori do ambiente virtual da disciplina citada. Espera-se que esse trabalho contribua para o Ensino e Uso de tecnologias, bem como às novas ofertas da disciplina no ambiente virtual do Curso.
Palavras-chave:
Ambiente Virtual, Disciplina, Medicina
Referências
BAIRROS, João Matheus Hermann Portes. Objetivos. In: DE BAIRROS, João Matheus Hermann Portes. Políticas Públicas para o Uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: Estudo de Caso nas turmas de Medicina de uma Instituição Privada de Ensino do Período 2019-2020. Orientador: Erlinda Martins Batista. 2019. Projeto de pesquisa (Iniciação Científica) - Universidade Uniderp-KROTON, [S. l.], 2020.
BOGDAN, Robert. C e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Livro online. Porto Editora. Porto, PT, 1994. Disponível em: Acesso em 19/abril/2019.
BORGES, Marcos C et al. Aprendizado Baseado em Problemas. Revista Medicina USP Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 1-3. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/8_Aprendizado-baseado-em-problemas.pdf. Acesso em: 17 de fev de 2020.
BRASIL. 2014. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Brasilia: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf.
JUUTI, Kalle; LAVONEN, Jari. Design-based research in science education: one step towards methodology. Nordina, v.4, p.54-68, 2006.
LAU, Fernanda Amaral et al . Implantação de Estratégias de Ensino à Distância durante o Internato: Desafios e Perspectivas. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 41, n. 2, p. 269-277, June 2017 . Available from. access on 17 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n2rb20160069.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAGALHAES, Lucas Vilas Bôas; LI, Li Min. Web-Based Undergraduate Medical Education in a Virtual Learning Environment Using an Original Pedagogical Approach: an Observational Longitudinal Study. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 43, n. 1, p. 97-104, Mar. 2019 . Available from. access on 17 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1rb20180039ing.
PALACIO, Maria Augusta Vasconcelos; GONCALVES, Laís Barreto de Brito; STRUCHINER, Miriam. A Narrativa do Aluno de Medicina na Formação em Atenção Primária à Saúde: Potencializando Espaços de Aprendizagem Mediados pelas Tecnologias Digitais. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 43, n. 1, supl. 1, p. 330-340, 2019 . Available from. access on 17 Feb. 2020. Epub Jan 13, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190213.
RAMOS, Paula; STRUCHINER, Miriam. Desenvolvimento de um ambiente virtual para o ensino da medicina por uma equipe multidisciplinar: fatores que influenciam a análise do problema educativo. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 15, n. 36, p. 227-242, Mar. 2011 . Available from. access on 17 Feb. 2020. Epub Dec 17, 2010. https://doi.org/10.1590/S1414-32832010005000041.
SILVA, Jocekleyton Ramalho da et al . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 4, p. 537-541, Dec. 2015 . Available from. access on 17 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02562014.
UNIDERP. Ambiente Virtual - Uniderp: 1. Ed. Web: Uniderp, 2017. Disponível em: uniderp.aeduvirtual.com.br. Acesso em: 17 fev. 2020.
BOGDAN, Robert. C e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Livro online. Porto Editora. Porto, PT, 1994. Disponível em:
BORGES, Marcos C et al. Aprendizado Baseado em Problemas. Revista Medicina USP Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 1-3. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/8_Aprendizado-baseado-em-problemas.pdf. Acesso em: 17 de fev de 2020.
BRASIL. 2014. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Brasilia: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf.
JUUTI, Kalle; LAVONEN, Jari. Design-based research in science education: one step towards methodology. Nordina, v.4, p.54-68, 2006.
LAU, Fernanda Amaral et al . Implantação de Estratégias de Ensino à Distância durante o Internato: Desafios e Perspectivas. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 41, n. 2, p. 269-277, June 2017 . Available from
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAGALHAES, Lucas Vilas Bôas; LI, Li Min. Web-Based Undergraduate Medical Education in a Virtual Learning Environment Using an Original Pedagogical Approach: an Observational Longitudinal Study. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 43, n. 1, p. 97-104, Mar. 2019 . Available from
PALACIO, Maria Augusta Vasconcelos; GONCALVES, Laís Barreto de Brito; STRUCHINER, Miriam. A Narrativa do Aluno de Medicina na Formação em Atenção Primária à Saúde: Potencializando Espaços de Aprendizagem Mediados pelas Tecnologias Digitais. Rev. bras. educ. med., Brasília , v. 43, n. 1, supl. 1, p. 330-340, 2019 . Available from
RAMOS, Paula; STRUCHINER, Miriam. Desenvolvimento de um ambiente virtual para o ensino da medicina por uma equipe multidisciplinar: fatores que influenciam a análise do problema educativo. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 15, n. 36, p. 227-242, Mar. 2011 . Available from
SILVA, Jocekleyton Ramalho da et al . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Curso de Medicina da UFRN. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 39, n. 4, p. 537-541, Dec. 2015 . Available from
UNIDERP. Ambiente Virtual - Uniderp: 1. Ed. Web: Uniderp, 2017. Disponível em: uniderp.aeduvirtual.com.br. Acesso em: 17 fev. 2020.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
BAIRROS, João Matheus Hermann Portes de; BATISTA, Erlinda Martins.
Análises observacionais do Ambiente Virtual do Curso de Medicina de uma Instituição Privada de Ensino Superior. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14667.