Plugin Bloco Game – Aplicando gamificação em Ambientes de aprendizagem Moodle

  • José Wilson da Costa SEDF

Resumo


O uso de técnicas de gamificação na educação online é uma crescente, essa apresentação visa explorar algumas dessas técnicas e apresentar o plugin Bloco Game como estratégia de gamificação no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Esse plugin constitui-se em um bloco desenvolvido para o Moodle, que possibilita a aplicação diversas técnicas de gamificação no AVA. O plugin foi desenvolvido utilizando técnicas de gamificação, a saber: Accomplishment (Desenvolvimento e realização), Meaning (Significado), Empowerment (Capacitação da criatividade e feedback), Ownership (Propriedade) e Scarcity (Escassez). O resultado do uso do plugin foi o de que o engajamento dos alunos nos cursos que estão utilizando o bloco é bem superior aos dos alunos nos cursos que não estão utilizando, tanto em participação das atividades propostas, quanto a de conclusão dos cursos.
Palavras-chave: Gamificação, Educação online, Plugin, Bloco Game

Referências

BIASUTTI, Michele. The student experience of a collaborative e-learning university module. Computers & Education, v. 57, n. 3, p. 1865-1875, 2011.

CHANG, Shujen L. Book Review: The Systematic Design of Instruction (6th Editrion). Walter Dick, Lou Carey; James O. Carey. Educational Technology Research and Development, Vol. 54, nº. 4, p. 417-420, 2009.

CHOU, Y. k. Actionable gamification: beyond points ,badges, and leaderboards. Fremont, CA: Octalysis Media, 2016.

CRIADO, Marta Ortiz; SALGADO, Sonia Medina; DURÁN, Carmen De La Calle. Herramientas para el aprendizaje colaborativo: una aplicación práctica del juego de rol. Teoria de la Educación – Educación y Cultura em la Sociedad de la Información, 2010.

CUPANI, Alberto. La peculiaridad del conocimiento tecnológico. ScientiaeStudia, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 353-71, 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ss/v4n3/ a01v4n3.pdf>. Acesso em: 29 nov 2019.

DETERDING, S., SICART, M., NACKE, L., OʼHARA, K., and DIXON, D. Gamification: Using game-design elements in nongaming contexts. Proc. CHI EA ‘11, ACM Press (2011), 2425-2428.

DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining gamification. In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. ACM, 2011. p. 9-15.

DILLENBOURG, Pierre. What do you mean by collaborative learning. Collaborative-learning: Cognitive and computational approaches, v. 1, p. 1-15, 1999.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FREITAS, M. T. A. O ensinar e o aprender na sala de aula... Cadernos para o professor, Juiz de Fora, v. VI, n. 6, p. 6-13, 1998.

FUKS, Hugo et al. Novas Estratégias de Avaliação Online: aplicações e implicações em um curso totalmente a distância através do ambiente AulaNet. Avaliação da Aprendizagem em Educação Online, M. SILVA e E. SANTOS (orgs.), São Paulo: Loyola, p. 369-385, 2006.

GORDON, Jack; ZEMKE, Ron. The attack on ISD. Training, v. 37, n. 4, p. 42-45, 2000.

LUCENA, Carlos José Pereira de; FUKS, Hugo; Educação na Era da Internet. Rio de Janeiro: Editora Clube do Futuro, Brasil, 2000.

MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

MATTAR, João; NESTERIUK, Sérgio. Estratégias do Design de Games que podem ser incorporadas à Educação a Distância/Game Design Strategies that can be incorporated into Distance Education. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 2, p. 91, 2016.

MOODLE HQ, Documentation: About Moodle, 2019. Página Oficial. Disponível em: . Acesso em: 29 de novembro de 2019.

PIMENTA, Fabrícia. Faleiros. Gamificação na Aprendizagem Colaborativa Online Não é um jogo, acredite! Não são só pontos, recompensas e desafios...Relatório de pesquisa de Pós Doutorado. Faculdade de Educação da UnB, 2014.

SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos. O Processo de colaboração na educação online: interação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. Campo Grande. 2008. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.

SCHLEMMER, Eliane. Games e Gamificação: uma alternativa aos modelos de EaD. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 2, 2016.

SILVA, Alessandra Lisboa da. Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília. Brasília, 2013. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13476, acesso em: 01/04/2014.

STAHL, Gerry; KOSCHMANN, Timothy; SUTHERS, Dan. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences, v. 2006, p. 409-426, 2006.

SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Revista Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 1, 2014.

SUNG, Han-Yu; HWANG, Gwo-Jen. A collaborative game-based learning approach to improving students' learning performance in science courses. Computers & Education, v. 63, p. 43-51, 2013.

TELES, Lúcio. Aprendizagem colaborativa online. Reflexões e Práticas. 1ºed: Novas, 2012.

TELES, Lúcio. Dimensões da aprendizagem colaborativa no design e gerenciamento de ambientes online. Artefactum, Rio de Janeiro, v. 13, p. 23-44, 2015.

TEIXEIRA, Janaina Angelina. Formação de Professores-Tutores sob a Perspectiva da Colaboração, Interação e Aprendizagem Significativa na Educação a Distância. Revista Aprendizagem em EAD, v. 5, n. 1, 2016.

VIANNA, Ysmar et al. Gamification, Inc: como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: MJV, 2013.

ZEA, Natalia Padilla et al. Diseño de Videojuegos Colaborativos y Educativos Centrado en la Jugabilidad. IEEE-RITA, v. 4, n. 3, p. 191-198, 2009.

WERBACH, Kevin; HUNTER, D. The gamification toolkit. 2012.
Publicado
03/11/2020
DA COSTA, José Wilson. Plugin Bloco Game – Aplicando gamificação em Ambientes de aprendizagem Moodle. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14668.