O processo de envelhecimento e a influência das TICs no processo Educativo- uma análise sobre os círculos de cultura na perspectiva de Paulo Freire

Resumo


O significativo aumento da longevidade humana é fato constatado e festejado nas últimas décadas. No entanto, algumas transformações sociais nem sempre favoráveis são também observadas em paralelo a essa recente conquista, na medida em que a extensão do período da vida humana vem ocorrendo em meio a acentuadas alterações das rotinas da vida da atualidade. O processo de comunicação no envelhecimento não foi relacionado a qualquer tipo de patologia ou perdas funcionais. Ao se tratar da comunicação, o principal componente referido como dificultoso foi a adaptação frente às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, pois, a partir da consolidação do uso destas tecnologias, o processo de comunicação se tornou mais digitalizado, diferindo, em muito, da realidade dos participantes. refletir sobre o envolvimento das TICs em uma estratégia formativa, junto a idosos participantes de um projeto social. Acredita-se que a possibilidade de protagonismo e autonomia dos mesmo frente à experiências que dialoguem à proposta, podem contribuir para uma relação interessante, entre, sociedade, cultura e seu desenvolvimento, tendo o Círculo de Cultura, proposto por Paulo Freire, como estrutura de ação. È possível fazer com que os idosos pensassem e chegassem a conclusão que existe a necessidade de se apropriar dessas tecnologias, com o intuito de melhorar suas relações de comunicação e interação, associadas a um processo ativo de envelhecimento.
Palavras-chave: Envelhecimento, Teconologias Aplicadas à Educação, Círculos de Cultura, Educação a Distância

Referências

BARBOSA, Gisele. A importância da Educação na Velhice: alunos idosos na EJA. Rio grande do sul, 2016.

CORTELLETTI, Ivonne Assunta; Casara, Miriam Bonho. Projeto pedagógico: Universidade da Terceira Idade ‐ UNTI. Caxias do Sul: Educs, 2007.

FARAH, Rosa; Arantes, Regina; Batista, Fabio; Lopes, Ruth; Lodovici, Flamínia. Novas Tecnologias no Envelhecimento. São Paulo, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GUERRA, Vanderlei. Educação, sociedade e tecnologia: o uso das TICs na terceira idade. Caxias do sul, 2014.

KACHAR, Vitoria. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. São Paulo, 2010.

LEVY, P. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço, 5a ed. São Paulo: Loyola, 2007.

Loureiro, Carlos; Franco, Jussara. Aspectos teóricos e metodológicos do círculo de cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. Ribeirão Preto, 2012.

MESSY, Jack. A pessoa idosa não existe. São Paulo: Aleph, 1993.

NETTO, José Paulo e BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.

Santos, Paloma; Heidemann, Ivonete; Marçal, claudia; Arakawa-Belaunde, aline. A percepção do idoso sobre a comunicação no processo de envelhecimento. São Paulo, 2019.

TURCKLE, Sherry A vida no ecrã - a identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1997.

TURKLE, S. Life on the screen: identity in the age of internet. N.Y., USA: Touchstone, 1997.

UNESCO. Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
PINTO, Samuel Gonçalves; SILVA, Adriane das Neves; CABRAL, Talitha Estevam Moreira; MOURA, Pamella Custódio. O processo de envelhecimento e a influência das TICs no processo Educativo- uma análise sobre os círculos de cultura na perspectiva de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14672.