Educação híbrida: regulamentação para a expansão no ensino superior

Resumo


Este artigo foi desenvolvido com base nos estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia e Educação a Distância – GeaD/CNPq da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás para a compreensão do conceito, formas de organização pedagógica, estrutura, gestão e políticas públicas da Educação a Distância. Verificar as regulamentações e a expansão da modalidade blended learning no ensino superior constituem-se nos objetivos que desencadearam a presente análise bibliográfica. Os resultados indicam que a expansão já instalada assume uma tendência de oferta de cursos dissociados da qualidade.
Palavras-chave: Blended Learning, Ensino Superior, Regulamentação

Referências

ALTAY. Firat Ismail; ALTAY, Ayse. A review of studies on blended learning in EFL Enviromente. Internacional Journal of Curriculum and Instruction. v. 11, n. 1, p. 125-140, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1217924 . Acesso em 07 jan. 2020.

BACICH, Lilian; MORAN José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx. Acesso em 02 jan. 2020.

BATISTA JÚNIOR, Roberto Oliveira. Ensino Híbrido: um estudo sobre a inserção de até 20% de Ead na carga horária de cursos presenciais da UFPE. Pernambuco. 176 p. Dissertação ( Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30888/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Roberto%20Oliveira%20Batista%20J%C3%BAnior.pdf. Acesso em 06 jan. 2020.

BRASIL. Medida Provisória nº 1.477-39/ 1997. Dispõe sobre o valor total anual das mensalidades escolares e dá outras providências. Brasília, DF, ago 1997.

BRASIL. Decreto nº 2.494/98, de 10 de fevereiro de 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/dec_2494.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.

BRASIL. Decreto nº 2.561, de 27 de abril de 1998. Altera a redação dos arts. 11 e 12 do Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o disposto no art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, abr. 1998

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília DF, 23 dez. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm . Acesso em:10 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 2253, de 18 de outubro de 2001. Em: https://www2.camara.leg.br/legin/marg/portar/2001/portaria-2253-18-outubro-2001-412758-norma-me.html. Acesso em 06 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4059, de 10 de dezembro de 2004. Em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em 06 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 1134, de 10 de outubro de 2016. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1988/portaria-n-1134 . Acesso em: 06 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1428, de 28 de dezembro de 2018. Disponível em:https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2669/portaria-mec-n-1.428-2018. Acesso em: 06 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2117, de 06 de dezembro de 2019. Disponível em:https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-2117-2019-12-06.pdf Acesso em: 06 jan. 2020.

FRIESEN, Norm. Report: defining blended learning. 2012. Disponível em: https://www.normfriesen.info/papers/Defining_Blended_Learning_NF.pdf Acesso em: 07 jan. 2020.

GRAHAM, Charles R. Blended learning systems: definitions, current trends and future directions. In: BONK, C. J. & GRAHAM, C. R. (Org.) Handbook of blended learning: Global Perspectives, local designs. San Francisco, CA: Pfeiffer Publishing, pp. 3-21, 2004.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do estado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. 286 p. Tese (Doutorado em Ciências, em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

LIMA. Daniela da Costa Britto Pereira Lima; OLIVEIRA. João Ferreira. Institucionalização da EaD pública no Brasil: limites e potencialidades do processo. In VALDEZ, Diane; ASSIS Lúcia Maria (Org). Políticas e história da educação. Campinas: Mercado das Letras, p. 111-134, 2016.

MORAN, José. A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. In Educação a Distância: pontos e contrapontos. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/cenario.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020. Acesso em: 05 jan. 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

SILVA, Michele Rejane Coura da; MACIEL, Cristiano; ALONSO, Kátia Morosov. Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 33, n. 1, p. 95 - 117, abr. 2017. ISSN 2447-4193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/74042. Acesso em: 11 jan. 2020. doi:https://doi.org/10.21573/vol33n12017.74042.

VALENTE. José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, v. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602014000800079&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 07 jan. 2020.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MACHADO, Elka Cândida de Oliveira. Educação híbrida: regulamentação para a expansão no ensino superior. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14675.