O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na Poiese: Possibilidades de convergência entre presencialidade e virtualidade

Resumo


Este trabalho intenciona apresentar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle na metodologia da Poiese, considerando a utilização de tecnologias educacionais na prática educativa e suas possibilidades de convergência entre as modalidades presencial e a distância. A Poiese é uma metodologia de aprendizagem construída por professoras da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no âmbito do Programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), na Universidade de Brasília, e envolveu estudantes dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Licenciatura e Ciência da Computação e Engenharia de Redes de Comunicações. Os procedimentos metodológicos priorizaram grupos de discussões intempestivos que resultaram na implementação do projeto piloto (versão beta) do ambiente virtual de aprendizagem Moodle e depois a versão alpha, que se encontra em andamento. A Poiese apoia-se, entre outros, nos estudos de Paulo Freire (1989), Vygotski (1991) e Dewey (2010). O desenvolvimento da metodologia, no ano de 2019, ressignificou a utilização da sala de aula, sugeriu maior envolvimento dos estudantes com o processo educativo e evidenciou potencial de convergência das modalidades presencial e a distância com o uso das TDICS.
Palavras-chave: Metodologia da Poiese, Ambiente virtual de Aprendizagem Moodle, Convergência entre presencialidade e virtualidade

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Publicado
03/11/2020
TEIXEIRA, Janaina Angelina; LACÉ, Andréia Mello; MELO, Lívia Veleda de Sousa e; SOUSA, Moises Silva de; BRANDÃO, Thiago dos Santos; RESENDE, Denysberg Carvalho Alves de. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na Poiese: Possibilidades de convergência entre presencialidade e virtualidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14678.