Ensino híbrido no ensino superior: desafios do trabalho docente
Resumo
Essa reflexão perpassa o ensino híbrido e seus desafios no trabalho docente no Ensino Superior como uma possibilidade para se pensar a realidade tanto de formação quanto de atuação docente perante o uso da TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Em suma, essa temática é importante devido sua intensidade no processo educacional incentivada pelo âmbito econômico e sociopolítico. Outrossim, aqui, evidencia discussões sobre o trabalho docente diante de formações acadêmicas que, a priori, visam experiências pautadas no ensino presencial e pouco vínculo as ferramentas tecnológicas, uma vez que nem todas instituições e alunos têm acesso ao mundo virtual como uma forma de aprendizagem. Por fim, essa pesquisa pautada em um levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa visa problematizar e analisar os desafios entrelaçados nas potencialidades desse período tecnológico na qual a sociedade está inserida.
Palavras-chave:
Educação Superior, Ensino Híbrido, Docente
Referências
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. v. 24, 2003, p. 5-15. Disponível em: . Acesso em: 11 de maio de 2017.
LIB NEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. (rev. e ampl.). São Paulo: Cortez, 2012. P. 31-56.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In. SOUZA, C. A. e MORALES, O.E.T. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/Proex, pp. 15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em 15/02/2020.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
____ MILL, Daniel. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza; SARLY , Cezar Roberto. Educação a Distância, Hibridismo e Metodologias Ativas: Fundamentos conceituais para uma proposta de modelo pedagógico na oferta das disciplinas semipresenciais dos cursos presenciais de graduação da UNEB. EmRede Revista de Educação a Distância, 2019: 161-170.
SCHEIBE, Leda. Valorização dos profissionais de educação: a formação como foco. In. Valorização dos profissionais da educação: formação e condições de trabalho. Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016. P. 13-30.
SILVA, Marco. Formação de professores para docência online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
SOUZA, Juliana Cássia de; NUNES, Míriam Navarro de Castro. Considerações acerca da função docente na Educação a Distância. SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância / EnPED – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. 10 a 22 de setembro de 2012. 10 p.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; RAJADELL, Núria Puiggrós. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012.
LIB NEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. (rev. e ampl.). São Paulo: Cortez, 2012. P. 31-56.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In. SOUZA, C. A. e MORALES, O.E.T. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/Proex, pp. 15-33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em 15/02/2020.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.
____ MILL, Daniel. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza; SARLY , Cezar Roberto. Educação a Distância, Hibridismo e Metodologias Ativas: Fundamentos conceituais para uma proposta de modelo pedagógico na oferta das disciplinas semipresenciais dos cursos presenciais de graduação da UNEB. EmRede Revista de Educação a Distância, 2019: 161-170.
SCHEIBE, Leda. Valorização dos profissionais de educação: a formação como foco. In. Valorização dos profissionais da educação: formação e condições de trabalho. Camaragibe. PE: CCS Gráfica e Editora, 2016. P. 13-30.
SILVA, Marco. Formação de professores para docência online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
SOUZA, Juliana Cássia de; NUNES, Míriam Navarro de Castro. Considerações acerca da função docente na Educação a Distância. SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância / EnPED – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. 10 a 22 de setembro de 2012. 10 p.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; RAJADELL, Núria Puiggrós. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
CARVALHO, Eloane Aparecida Rodrigues; SILVA, Altina Abadia da; CARVALHO, Hugo Maciel de.
Ensino híbrido no ensino superior: desafios do trabalho docente. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14680.