Formação continuada semipresencial: a mediação e a interatividade em um curso para professores da SEEDF

Resumo


Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. Na primeira turma, não houve mediações pedagógicas adequadas, seja pelos exercícios, seja pela falta de feedback. Na segunda, reformulou-se atividades, incluindo chat e trabalho em grupo, acrescentou-se fórum de discussão, deu-se constantes feedbacks e dobrou-se o número de encontros. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento.
Palavras-chave: Educação a Distância, Plataforma Moodle, Formação de professores

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Publicado
03/11/2020
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DE PAIVA, Luiz Carlos et al. Formação continuada semipresencial: a mediação e a interatividade em um curso para professores da SEEDF. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14681.