Formação de professores e multimodalidades: uma experiência com Grafite

Resumo


A formação de professores representa um papel estratégico na qualidade da educação, por isso é importante pensar no processo educativo do século 21, tanto no âmbito da formação do professor quanto no contexto atual que o espera lá fora, o qual é caracterizado por novas exigências devido ao contexto tecnológico. Essas novas demandas emergem pela perspectiva dos multiletramentos, considerando as múltiplas linguagens e culturas. Assim, o presente artigo traz como tema as discussões acerca da formação de professores, considerando as experiências multimodais, pois com a revolução digital o caráter multimodal dos textos está cada vez mais marcante, a partir dos novos recursos semióticos existentes, os quais podem ser observados especialmente nas plataformas digitas. Este estudo traz apontamentos sobre uma experiência com Grafite, realizada em um curso de formação de professores de línguas, mas que também foram utilizados recursos midiáticos digitais. Este tem como objetivo possibilitar reflexões com experiências multimodais na formação de professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi a qualitativa interpretativa. E como fundamentação teórica, foram considerados os estudos de Andreotti (2017), Rojo (2019), Lopes e Borges (2015), Souza (2018) e Souza (2017). Com isso, foi possível perceber que o tipo de experiência desenvolvida motiva o professor a repensar suas práticas.
Palavras-chave: Formação de Professores, Multiletramentos, Multimodalidade, Grafite

Referências

ANDREOTTI, V.; PEREIRA, R. S.; SANTIAGO, EDMUNDO, E. S. G. M. O Imaginário Global Dominante e Algumas Reflexões Sobre Os Pré-Requisitos Para Uma Educação Pós-abissal. Revista Sinergias, n. 5, 2017, p. 41-54.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

LOPES, Alice C.; BORGES, Veronica. Formação docente, um projeto impossível. Caderno de Pesquisa [online], vol. 45, n. 157, 2015, p. 486-507.

ROJO, Roxane Helena R. MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SOUSA, Renata Quirino de. Onde fica a Língua Inglesa em trabalhos multimodais? uma experiência em uma escola pública brasileira. In: TAKAKI, Nara Hiroko. MACIEL, Ruberval Franco (orgs.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes Editores, 3 ed. ampliada. 2017, p. 231-252.

SOUZA, Marlene de Almeida Augusto de. Formação de professores de inglês: buscando caminhos para uma educação linguística crítica. In: PESSOA, R.R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitários de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 163-173.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MAGALHÃES, Cristiane Ribeiro; LOPES, Cristiane Rosa; FREITAS, Carla Conti de. Formação de professores e multimodalidades: uma experiência com Grafite. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14685.