As tecnologias digitais nas práticas educativas da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Goiás
Resumo
Este escrito integra um estudo em andamento, com objetivo de investigar o uso das tecnologias nas práticas educativas da EJA no IFG. Justifica-se em razão das poucas pesquisas sobre o tema, identificados a partir da revisão de literatura realizada em quatro periódicos da CAPES, (2013 a 2018) e pela importância do tema para a educação. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo documental e pesquisa de campo, cujos instrumentos de coleta de dados são: questionário, observação em sala de aula, entrevista e leitura do Projeto Pedagógico dos Cursos investigados e do Projeto Político Pedagógico Institucional. Propõe a elaboração um produto educacional na categoria Material Pedagógico Formativo abordando a temática pesquisada com possibilidade de utilização na formação a distância.
Palavras-chave:
Educação, Tecnologias, EJA, EPT
Referências
ALONSO, Kátia M. Algumas considerações sobre a educação a distância, aprendizagens e a gestão de sistemas não-presenciais de ensino. In: PRETI, Oreste (Org.) Educação a Distância: Ressignificando Práticas. Brasília: Líber Livro, 2005.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p.187-205, jan.-abr.2014
CASTRO, M. D. R. C; MACHADO, M. M; VITORETTE, J. M. B. Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. Revista Educação e Realidade, v 35, n. 1, 2010. p. 151-166.
LIMA, D. C.B.P. Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. Brasília: Cne, 2014
FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? 2003. Disponível em https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf
FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e Tecnológica com a universalização da Educação básica. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228625039_A_relacao_da_educacao_profissional_e_tecnologica_com_a_universalizacao_da_educacao_basica
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MÉLO, V. N. O. Tecnologias como recursos de ensino e os desafios de implantação na educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Curitiba - Paraná – Brasil - ISSN impresso 1516-280X e ISSN eletrônico 2179-6122 - n.18, p. 37-48, 2018.
MORAES, M. G; PEIXOTO, J. Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: “Educação e Tecnologias” em questão. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 321-338, Set./Dez. 2017. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em 25 de setembro de 2019.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Revista Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013a.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p.187-205, jan.-abr.2014
CASTRO, M. D. R. C; MACHADO, M. M; VITORETTE, J. M. B. Educação Integrada e PROEJA: diálogos possíveis. Revista Educação e Realidade, v 35, n. 1, 2010. p. 151-166.
LIMA, D. C.B.P. Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. Brasília: Cne, 2014
FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? 2003. Disponível em https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf
FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e Tecnológica com a universalização da Educação básica. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228625039_A_relacao_da_educacao_profissional_e_tecnologica_com_a_universalizacao_da_educacao_basica
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MÉLO, V. N. O. Tecnologias como recursos de ensino e os desafios de implantação na educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Curitiba - Paraná – Brasil - ISSN impresso 1516-280X e ISSN eletrônico 2179-6122 - n.18, p. 37-48, 2018.
MORAES, M. G; PEIXOTO, J. Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: “Educação e Tecnologias” em questão. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 321-338, Set./Dez. 2017. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em 25 de setembro de 2019.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Revista Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013a.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
COELHO, Lenir de Jesus Barcelos; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos.
As tecnologias digitais nas práticas educativas da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Goiás. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14687.