A rádio como mediadora da aprendizagem

Resumo


O trabalho descreve pesquisa em andamento sendo realizada no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal – UNIDERP/Anhanguera com o objetivo de analisar o uso da rádio em três escolas de Campo Grande – MS. Tal investigação aborda o uso da rádio como instrumento pedagógico para promover aprendizagem mediada por estudantes e comunidade escolar.. Os procedimentos se delimitam à aplicação de questionários na abordagem de pesquisa qualitativa. As análises serão a partir das categorias extraídas dos discursos método de Bardin e na fundamentação teórica de Vygotsky sobre a mediação entre estudantes e professores em meio educativo. Espera-se que a pesquisa venha somar para a academia e novas pesquisas sobre o uso de tecnologias no Ensino.
Palavras-chave: Mídia, Comunicação, Aprendizagem

Referências

ALMEIDA, Everton Vasconcelos. O potencial da rádio na escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública. 2015. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2813503> Acesso em Agosto/2019.

ALVES, Kelly Ludkiewicz. Entre as cartas e o rádio: a alfabetização nas escolas radiofônicas do MEB em Pernambuco. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4507476> Acesso em maio/2020.

AMORIM, Daniela Oliveira Albertin. Educação pelo tempo do rádio: Desafios e perspectivas. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3840233> Acesso em maio/2020.

ANDRADE, Jonathan Sampaio. Educomunicação na perspectiva DAS TICS: a prática da linguagem radiofônica na escola. 2018. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7618539> Acesso em maio/2020.

ANDRADE, Paula Deporte. Artefatos culturais midiáticos e pedagogias culturais: uma análise para explorar as qualidades pedagógicas da vida contemporânea. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 4. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 1988.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. São Paulo, 1977.

BARROS, Gecilene Magalhaes Marinho. Educomunicação e protagonismo juvenil: experiências em educação pública a partir da Rádio Conexão MB. 2018. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6076648> Acesso em maio/2020.

BATISTA, Valter Pedro; PESCE, Lucila. A formação continuada de professores em ambiente de cibercultura e suas demandas para as políticas públicas. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

BRANCO, Aline Santana Castelo. Educação sexual e comunicação: o rádio como alternativa pedagógica nas escolas a partir de uma intervenção. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4561871> Acesso em maio/2020.

CARDOSO, Tatiana Falcao Rodrigues. Rádio-escola e ensino de língua portuguesa: uma abordagem com gêneros orais. 2015. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3134632> Acesso em maio/2020.

CARVALHO, Felipe Da Silva Ponte. A mediação online apoiada por técnicas da análise da conversação e da de rede social. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

CONTE, Elaine. Mapeamento das tecnologias na educação: interfaces metodológicas. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

CORDEIRO, S. F. N; BONILLA, M. H. S. Cotidianos escolares e tecnologias digitais móveis: relações, tensões e ressignificações. 38ª Reunião Nacional da ANPEd, São Luís/MA, 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

COSTA, Elisangela. R. Educomunicação e políticas públicas: estudo comparativo de educação midiática entre as redes municipais de ensino do Rio de Janeiro e de São Paulo. 2018. 274 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2018.

DAVILA, Alessandra Goulart. Rádio Escolar como propulsora do dialogismo bakhtiniano com alunos do Ensino Fundamental. 2017. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5583584> Acesso em maio/2020.

FARIAS, Livia Moura Cardoso Bastos. Currículo, qualidade e as tecnologias de informação e comunicação (TICS) no espaço ibero-americano. 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

FELIX, Tania Maria Dias. A rádio escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5185812> Acesso em maio/2020.

GONÇALVES, Aladim Lopes. A web rádio escola como instrumento de educação, cultura e cidadania. 2015. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2371427> Acesso em maio/2020.

HETKOWSKI, T. M.; OLIVEIRA, M. S; FRÓES BURNHAM T; SALES, M. V. S.. Conceito-ação de educação científica e ensino de ciências no contexto do projeto a rádio da escola na escola da rádio. Dissertação, 188 folhas - Universidade do Estado da Bahia. (UNEB), 2017.

LAPA, Andrea Brandão; COELHO, Isabel Colucci; SCHWERTL, Simone Leal. As redes sociais como um espaço público educacional. 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

LAPA, Andrea; GIRARDELLO, Gilka. Mídia-educação na "primavera secundarista": um estudo de caso no ensino de pós-graduação. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

LIMA, Maria do Carmo Prado de Jesus. Práticas de oralidade como perspectiva de letramento, mediadas pela rádio escolar. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5045822> Acesso em maio/2020.

LIMA, Otavia Vieira Machado. O uso da Rádio Escola Web como estratégia de motivação na aula de Língua Portuguesa. 2018. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6347783> Acesso em maio/2020.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARQUES, Juliana Ferreira. Nas ondas da rádio-escola: A educomunicação conectando saberes na sociedade aprendente. 2014. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2186244> Acesso em Agosto/2019.

ROSA, Rondon Marques. A mídia audiovisual educativa: uma pequena história brasileira. 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

MELO, Edineusa Cardoso. A rádio comunitária como caminho para a apropriação da linguagem na escola municipal Amai Pro. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4911245> Acesso em maio/2020.

MORAES, Pamela Andrade. O que está no ar? o rádio em escolas do noroeste gaúcho: educomunicação para a cidadania. 2018. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7491112> Acesso em maio/2020.

OLIVEIRA, Luís Fernando Ribeiro. Vozario no ar: poder simbólico e reprodução, uma análise das relações que envolvem o projeto rádio escola. 2014. Disponível em: Acesso em 07/maio/2020.

PISCHETOLA, Magda. Tecnologias em sala de aula: contribuições para uma pedagogia sustentável. 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

PORTON, Simone de Souza Alves de Bona. Prática educomunicativa no espaço escolar: construindo ecossistemas comunicativos com a linguagem radiofônica. 2014. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1907988> Acesso em Agosto/2019.

RODRIGUES, Edivania Duarte. Os discursos sobre a educomunicação na rádio escolar: um estudo etnográfico em uma escola pública. 2014. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2055046> Acesso em maio/2020.

RUSSO, Andre Naveiro. Gesto, som e voz: um estudo da aprendizagem da comunicação por meio do radiojornalismo. 2015. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2798458> Acesso em maio/2020.

SANTOS, Esiel Pereira. Conceito-ação de educação científica e ensino de ciências no contexto do projeto a rádio da escola na escola da rádio. 2017. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6166287> Acesso em maio/2020.

SANTOS, R. A. S. Inserção das tecnologias da informação e comunicação (tic) na abordagem de conteúdos de literaturas de língua portuguesa em livros didáticos de português–ensino médio disponibilizados pelo PNLD 2015-2017, 38ª Reunião Nacional da ANPEd, São Luís/MA, 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

SERRA, Jordi Tuneu. Contribuição de Pósitrons e Elétrons Secundários para o Espectro em Rádio de Explosões Solares. Disponível em: < http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3177/5/Jordi%20Tuneu%20Serra.pdf>

SCHOLZ, Rene Gomes. Educomunicação & socioeducação: a implantação e desenvolvimento da rádio escola São Francisco. 2017. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5084268> Acesso em maio/2020.

SCHUCHTER, Lúcia Helena; BRUNO, Adriana Rocha. ESCOLA.EDU: as políticas públicas de formação docente para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

SILVA, Mayanna de Jesus. Educomunicação e rádio escola: uma proposta de educação nutricional para adolescentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís Maracanã. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3632338> Acesso em maio/2020.

SILVA, Edivanaldo Vicente. Rádio escolar: práticas e atitudes educomunicativas na constituição do sujeito. 2017. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5026814> Acesso em maio/2020.

SILVA, Lilian Bartira Santos. Da gestão à escuta uma análise sobre as experiências de clubes de rádio em escolas públicas de fortaleza. 2018. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7229781> Acesso em maio/2020.

SILVA, Maria Cristina Da Rosa Fonseca; SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte. LAPTOP na escola: das tecnologias às imagens na sala de aula. 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

SILVA, Ana Elisa Drummond Celestino Silva. Práticas pedagógicas e produções colaborativas: reflexões sobre o uso do smartphone no contexto escolar. 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

SILVA. Glaucia Eunice Gonçalves. O uso de TDIC e as implicações no processo de desenvolvimento humano da pessoa com deficiência intelectual. 2017. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

SOUZA, Klauber Franco. Gênero entrevista radiofônica: uma proposta de multiletramentos para o nono ano do ensino fundamental. 2018. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7705851> Acesso em maio/2020.

SOUZA, Marcia Maria Silva. Multiletramentos e o uso do rádio: a leitura e a escrita nesse processo. 2015. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3598245> Acesso em maio/2020.

SOUZA, Mathias Gonzalez. Limites e possibilidades do rádio na educação a distância. 2009.

SOUZA, Michelle Cristine Laudilio. A rádio escola educomunicativa: uma alternativa para a contextualização da educação e a convivência com o semiárido. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3899589> Acesso em maio/2020.

TOLEDO, Nadia Cristina Rodrigues da Conceicao. Culturas da escola por meio dos sons do rádio: linguagens alternativas em uma escola do campo no em JI-PARANÁ – RONDÔNIA. PORTO VELHO. 2018. Disponível em: Acesso em maio/2020.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e da linguagem. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005

VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. 2 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004

XAVIER, Francisca Joelina. Da escola às redes sociais: jovens que produzem rádio em uma escola pública estadual de Niterói. 2016. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4030124> Acesso em maio/2020.

ZANCHETTA, Juvenal Junior. O texto midiático nos livros didáticos de português. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis, 2015. Disponível em: Acesso em Agosto/2019.

ZANOLLI, Bruna. Espectros feministas: contribuições para pensar o espectro radiofônico. 2017. Disponível em: Acesso em maio/2020.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE OLIVEIRA, Feyth Jaques; BATISTA, Erlinda Martins. A rádio como mediadora da aprendizagem. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14688.