TICs na educação superior: o que dizem os autores?
Resumo
O artigo apresenta análise da inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação superior sob a perspectiva dos autores. Tem como objetivo saber o que algumas produções científicas da área apontam sobre o trabalho com as TICs na educação superior. A metodologia é de abordagem qualitativa ancorada em pesquisa de levantamento bibliográfico. Diante dos trabalhos analisados conclui-se que, a inserção das TICs na educação superior, ainda não assumiu os pressupostos conceituais e epistemológicos próprios das abordagens pedagógicas desse nível de ensino, mas que, constitui-se nas orientações de organismos multilaterais e em reflexões ancoradas nos pragmatismos.
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Superior, Autores
Referências
BAIMA, Elke Trindade de Matos. Tecnologia da Informação e Comunicação no Treinamento Inicial de Professores: um estudo na Faculdade de Educação da UFMA. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.
BANCO MUNDIAL. Brazil: Seizing the Opportunity to Compete? Human Capital and Innovation: Key Contributors in the Growth Agenda. 2007. Disponível em:. Acesso em: 12 dez. 2018.
CASSUNDE, Fernanda Roda de Souza Araújo; MENDONCA, José Ricardo Costa de; BARBOSA, Milka Alves Correia. A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposta de um modelo analítico. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 469-493, agosto de 2017. Disponível em. Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
CUNHA, Renata Michele Rodrigues. A presença das tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de pedagogia :: Uma Contribuição ao Desenvolvimento Profissional dos Estudantes. Orientador: Eliane Freire de Oliveira. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado) - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ, São Paaulo, 2015. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/918. Acesso em: 7 jan. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da Educação Superior a Distância: novos marcos regulatórios? Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, out. 2008. Disponível em:. Acesso em: 20 dez. 2018.
FARIAS, Maria Margarete Rosário. Introdução a noções de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio no contexto das TIC: Implicações para a prática do professor em ensina Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas (SP): Papirus, 2012. (Coleção Papirus Educação).
LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira; OLIVEIRA, João. Ferreira de; BATISTA, Tatiane. Custódio da Silva. Organismos Multilaterais e Educação: Revista Educação em Questão, v. 54, n. 42, p. 218-245, 15 dez. 2016.
LIMA , FERNANDA NEJA ALVES DE. As Concepções de Licenciandos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física, no Estágio de Docência. Orientador: Ivanilda Higa. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em:. Acesso em: 3 fev. 2020.
LOPES Jiliane Quessia Dias; PEREIRA, Jodielson da Silva. As Nuances da Prática Docente na Universidade: Uma Análise das Tecnologias da Informação e Comunicação. Disponível em:. Acesso em 12 de fev. de 2020.
MASETTO, Marcos. Inovação na Educação Superior. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 8, n. 14, p. 197-202, Feb. 2004 . Disponível em:. Acesso em 16 de fevereiro de 2020.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Metodologias de ensino com tecnologias de informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 263-299, março de 2016. Disponível em. Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em:. Acesso em: 12 de fev. de 2019.
PINHEIRO, Petrilson A .. Pesquisa em contexto de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de sabres. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e180699, 2018. Disponível em:. Acesso em 17 fev. 2020.
RAMAL, Andreia.Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
REZENDE, Daniela Vilarinho. Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação na educação superior: atuação de professores e percepção de estudantes. 2017. xxii, 238 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
RIBEIRO, Carlos Eduardo da Trindade. Estudo sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ensino superior: Fatec Garça. 2019. 33. f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de São João Del Rei. Disponível em:. Acesso em 22 de jan. de 2020.
RICOY, Maria Carmen; COUTO, Maria João V. S .. Além de práticas com TIC e utilidade atribuída pelos alunos recém-integrados na universidade. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 897-912, dezembro de 2014. Disponível em:. Acesso em 17 fev. 2020.
SANTOS, Catarina de Almeida. Educação Superior a Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 34, n. 1, p. 167 - 188, abr. 2018. ISSN 2447-4193. Disponível em:. Acesso em: 15 nov. 2019.
TRINDADE, Rui Trindade. Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning. Educar em Revista, [S.l.], p. p. 211-233, dez. 2014. ISSN 1984-0411. Disponível em:. Acesso em: 17 fev. 2020.
BANCO MUNDIAL. Brazil: Seizing the Opportunity to Compete? Human Capital and Innovation: Key Contributors in the Growth Agenda. 2007. Disponível em:
CASSUNDE, Fernanda Roda de Souza Araújo; MENDONCA, José Ricardo Costa de; BARBOSA, Milka Alves Correia. A influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores para o ensino na EAD: proposta de um modelo analítico. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 469-493, agosto de 2017. Disponível em
CUNHA, Renata Michele Rodrigues. A presença das tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de pedagogia :: Uma Contribuição ao Desenvolvimento Profissional dos Estudantes. Orientador: Eliane Freire de Oliveira. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado) - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ, São Paaulo, 2015. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/918. Acesso em: 7 jan. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da Educação Superior a Distância: novos marcos regulatórios? Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, out. 2008. Disponível em:
FARIAS, Maria Margarete Rosário. Introdução a noções de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio no contexto das TIC: Implicações para a prática do professor em ensina Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas (SP): Papirus, 2012. (Coleção Papirus Educação).
LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira; OLIVEIRA, João. Ferreira de; BATISTA, Tatiane. Custódio da Silva. Organismos Multilaterais e Educação: Revista Educação em Questão, v. 54, n. 42, p. 218-245, 15 dez. 2016.
LIMA , FERNANDA NEJA ALVES DE. As Concepções de Licenciandos Sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física, no Estágio de Docência. Orientador: Ivanilda Higa. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em:
LOPES Jiliane Quessia Dias; PEREIRA, Jodielson da Silva. As Nuances da Prática Docente na Universidade: Uma Análise das Tecnologias da Informação e Comunicação. Disponível em:
MASETTO, Marcos. Inovação na Educação Superior. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 8, n. 14, p. 197-202, Feb. 2004 . Disponível em:
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Metodologias de ensino com tecnologias de informação e comunicação no ensino jurídico. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 21, n. 1, p. 263-299, março de 2016. Disponível em
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em:
PINHEIRO, Petrilson A .. Pesquisa em contexto de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de sabres. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e180699, 2018. Disponível em:
RAMAL, Andreia.Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
REZENDE, Daniela Vilarinho. Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação na educação superior: atuação de professores e percepção de estudantes. 2017. xxii, 238 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
RIBEIRO, Carlos Eduardo da Trindade. Estudo sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ensino superior: Fatec Garça. 2019. 33. f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de São João Del Rei. Disponível em:
RICOY, Maria Carmen; COUTO, Maria João V. S .. Além de práticas com TIC e utilidade atribuída pelos alunos recém-integrados na universidade. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 897-912, dezembro de 2014. Disponível em:
SANTOS, Catarina de Almeida. Educação Superior a Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 34, n. 1, p. 167 - 188, abr. 2018. ISSN 2447-4193. Disponível em:
TRINDADE, Rui Trindade. Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: A perspetiva docente na E-Learning. Educar em Revista, [S.l.], p. p. 211-233, dez. 2014. ISSN 1984-0411. Disponível em:
Publicado
03/11/2020
Como Citar
FONSECA, Michelle Julieny Rodrigues; FONSECA, Maria Aparecida Rodrigues da.
TICs na educação superior: o que dizem os autores?. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14689.