Cultura digital e as mediações pedagógicas

Resumo


Este artigo foi desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB), vinculado a um plano de trabalho do PIBIC e objetiva apresentar discussões e reflexões acerca das tecnologias digiais e redes sociais inseridas na educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográficac om abordagem qualitativa. Como subsídio teórico autores como Freire (2004), Candau (2001) e Boellstorff (2008), contribuiram com argumentos sobre a importância dos professores no processo de integração da cibercultura e nas relações interculturais. Os resultados apontam a necessidade de integrar a cibercultura à sala de aula, mas também é fundamental que as instituições de ensino e ofereçam internet banda larga, e que os professores sejam os primeiros preparados para conhecer as possibilidades que as redes sociais e seus aplicativos proporcionam na educação.
Palavras-chave: Cultura digital, Rede Social, Tecnologias

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Publicado
03/11/2020
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MARIANO, Mayara Rodrigues de Lima; SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos. Cultura digital e as mediações pedagógicas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14690.