Cultura digital e as mediações pedagógicas
Resumo
Este artigo foi desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED/UCDB), vinculado a um plano de trabalho do PIBIC e objetiva apresentar discussões e reflexões acerca das tecnologias digiais e redes sociais inseridas na educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográficac om abordagem qualitativa. Como subsídio teórico autores como Freire (2004), Candau (2001) e Boellstorff (2008), contribuiram com argumentos sobre a importância dos professores no processo de integração da cibercultura e nas relações interculturais. Os resultados apontam a necessidade de integrar a cibercultura à sala de aula, mas também é fundamental que as instituições de ensino e ofereçam internet banda larga, e que os professores sejam os primeiros preparados para conhecer as possibilidades que as redes sociais e seus aplicativos proporcionam na educação.
Palavras-chave:
Cultura digital, Rede Social, Tecnologias
Referências
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. A Construção Compartilhada de Significados em Projetos de Educação a Distância. In: VALENTE,J.A.; ALMEIDA, E.B. (Org.) Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo, Avercamp. 2007.
AMANTE, Lucia. Facebook e novas sociabilidades: contributos da investigação. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 27-46.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro, 1999.
CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e culturas. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007.
CAPELO, M. R. C. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In: GUSMÃO, N. M. M. de. (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FLEURI, Reinaldo M. (Org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London, SAGE Publications, 2000.
KOZINETS, Robert. On Netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. Advances in Consumer Research, New York, v. 25, p. 366-371, 1997.
PORTO, Cristane; SANTOS, Edmea. orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 12 Fev.2020.
SANTOS. Rosimeire Martins Régis. Formação Continuada de Professores Indígenas e Não Indígenas: Implicações e Possibilidades Interculturais em Contexto Presencial e em Redes Sociais. Campo Grande, 2015. 232p. Tese (Doutorado) Universidade Católica Dom Bosco.
SANTOS, Flávia Martins dos.; GOMES, Suely Henrique de Aquino. Etnografia virtual na prática: análise dos procedimentos metodológicos observados em estudos empíricos em cibercultura. VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013.
AMANTE, Lucia. Facebook e novas sociabilidades: contributos da investigação. In: PORTO, C., and SANTOS, E., orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 27-46.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro, 1999.
CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e culturas. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2007.
CAPELO, M. R. C. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In: GUSMÃO, N. M. M. de. (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FLEURI, Reinaldo M. (Org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HINE, Christine. Virtual ethnography. London, SAGE Publications, 2000.
KOZINETS, Robert. On Netnography: Initial Reflections on Consumer Research Investigations of Cyberculture. Advances in Consumer Research, New York, v. 25, p. 366-371, 1997.
PORTO, Cristane; SANTOS, Edmea. orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 12 Fev.2020.
SANTOS. Rosimeire Martins Régis. Formação Continuada de Professores Indígenas e Não Indígenas: Implicações e Possibilidades Interculturais em Contexto Presencial e em Redes Sociais. Campo Grande, 2015. 232p. Tese (Doutorado) Universidade Católica Dom Bosco.
SANTOS, Flávia Martins dos.; GOMES, Suely Henrique de Aquino. Etnografia virtual na prática: análise dos procedimentos metodológicos observados em estudos empíricos em cibercultura. VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
MARIANO, Mayara Rodrigues de Lima; SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos.
Cultura digital e as mediações pedagógicas. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14690.