O uso das tecnologias digitais na tutoria em educação a distância: competências para o trabalho pedagógico
Resumo
Esse trabalho é resultado preliminar de uma pesquisa de iniciação científica em andamento, vinculada ao Projeto de Pesquisa “Práticas de Gestão por Competências na Tutoria em Educação a Distância da UFMS”, do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo da pesquisa foi mapear e analisar os usos de tecnologias digitais no trabalho pedagógico desenvolvido pelos tutores dos cursos a distância da UFMS. A pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa, cujo caminho metodológico está organizado em oito etapas distintas. Para esse trabalho, os dados empíricos que embasam as análises são resultantes da revisão de literatura sobre uso de tecnologias digitais nas práticas de tutoria em educação a distância e de dados contextuais da instituição investigada. As reflexões construídas a partir do levantamento bibliográfico nos permitem compreender o objeto de pesquisa e nos dá subsídios para avançar nas etapas da investigação. Os estudos elencados apresentam três características importantes sobre a tutoria em EaD: a) o papel preponderante do tutor na aprendizagem dos estudantes; b) a necessidade de competências relacionadas ao uso de tecnologias; e c) a importância da formação continuada para o exercício da tutoria.
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Tutoria, Educação a Distância
Referências
BEHAR, Patricia Alejandra et al. Competências: conceito, elementos e recursos de suporte, mobilização e evolução. In: BEHAR, Patricia Alejandra.(Org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de Competências e Gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumento de um mesmo constructo. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, jan./mar. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 9.057, de 25 de Maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília: MEC, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://bit.ly/2LyJYht. Acesso em: 16 fevereiro. 2020.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. (Org.) Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Educação a distância: história e tecnologias. In: CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. (Org.) Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
FELDKERCHER, Nadiane; MANARA, Alecia Saldanha. O uso das tecnologias na educação a distância pelo professor tutor. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 15, n. 2, jul. 2012. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/597/532. Acesso em: 17 fev. 2020.
GELATTI, Lilian Schwab et al. Tutoria na Educação a Distância: proposta do curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, n. especial 2, p. 153-172, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/09.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MANARA, Alecia Saldanha; LIMA, Bento Dornelles. A mediação das práticas educativas através da tecnologia na educação à distância. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 2, n. 3, Jan./Nov. 2014. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3386/2107. Acesso em: 17 fev. 2020.
PAESE, Cláudia Regina. Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), baseada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA): algumas reflexões sobre a importância da tutoria on-line. Itinerarius Reflectionis, Jataí, 2012, v. 1 n. 12, p. 1-21, 25 out. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20377/pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. Rio de Janeiro, 2018. 185. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2018.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; BATISTA, Erlinda Martins. Trajetória da educação a distância na UFMS: desafios para a institucionalização. Revista Intersaberes, v. 13, n. 29, mai./ago, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2X5AgnM. Acesso em: 22 de mar. 2019.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; HOVA, Glaucimara Lopes Schneider. Práticas de Gestão por Competências na tutoria em Educação a Distância: estratégias para construção de um programa de formação continuada de tutores. In: CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 25., 2019, Poços de Caldas. Anais Eletrônicos [...]. Poços de Caldas: ABED, 2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31921.pdf. Acesso em 16 fev. 2020.
RODRIGUES, Cleide Aparecida Feria; SCHMIDT, Leide Mara; MARINHO, Hermínia Bugeste. Tutoria em Educação a Distância. Ponta Grossa, PR: UEPG/NUTEAD, 2011. Disponível em: https://bit.ly/2G7nlL6. Acesso em: 14 abr. 2019.
SCHNEIDER, Daisy et al. Competências na tutoria em educação a distância. In: CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. (Org.) Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
SILVA, Eloiza G. de O.; SANTOS, Lázaro. Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 13, n. 38 p. 203-223, jan./abr., 2013. Disponível em:https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189126039010 . Acesso em: 17 fev. 2020.
SIMÕES, Luís; GOUVEIA, Luís Borges. Social Technology Appropriation in Higher Education. Revista de Informatică Socială (Romanian Journal of Social Informatics), v. 7, n. 16, dez. 2011.
ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de Competências e Gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumento de um mesmo constructo. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, jan./mar. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 9.057, de 25 de Maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília: MEC, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://bit.ly/2LyJYht. Acesso em: 16 fevereiro. 2020.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. (Org.) Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Educação a distância: história e tecnologias. In: CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. (Org.) Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
FELDKERCHER, Nadiane; MANARA, Alecia Saldanha. O uso das tecnologias na educação a distância pelo professor tutor. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 15, n. 2, jul. 2012. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/597/532. Acesso em: 17 fev. 2020.
GELATTI, Lilian Schwab et al. Tutoria na Educação a Distância: proposta do curso de licenciatura em pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, n. especial 2, p. 153-172, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe2/09.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MANARA, Alecia Saldanha; LIMA, Bento Dornelles. A mediação das práticas educativas através da tecnologia na educação à distância. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 2, n. 3, Jan./Nov. 2014. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3386/2107. Acesso em: 17 fev. 2020.
PAESE, Cláudia Regina. Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), baseada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA): algumas reflexões sobre a importância da tutoria on-line. Itinerarius Reflectionis, Jataí, 2012, v. 1 n. 12, p. 1-21, 25 out. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20377/pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. Rio de Janeiro, 2018. 185. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2018.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; BATISTA, Erlinda Martins. Trajetória da educação a distância na UFMS: desafios para a institucionalização. Revista Intersaberes, v. 13, n. 29, mai./ago, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2X5AgnM. Acesso em: 22 de mar. 2019.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; HOVA, Glaucimara Lopes Schneider. Práticas de Gestão por Competências na tutoria em Educação a Distância: estratégias para construção de um programa de formação continuada de tutores. In: CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 25., 2019, Poços de Caldas. Anais Eletrônicos [...]. Poços de Caldas: ABED, 2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/31921.pdf. Acesso em 16 fev. 2020.
RODRIGUES, Cleide Aparecida Feria; SCHMIDT, Leide Mara; MARINHO, Hermínia Bugeste. Tutoria em Educação a Distância. Ponta Grossa, PR: UEPG/NUTEAD, 2011. Disponível em: https://bit.ly/2G7nlL6. Acesso em: 14 abr. 2019.
SCHNEIDER, Daisy et al. Competências na tutoria em educação a distância. In: CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; TURCHIELO, Luciana Boff. (Org.) Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
SILVA, Eloiza G. de O.; SANTOS, Lázaro. Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 13, n. 38 p. 203-223, jan./abr., 2013. Disponível em:https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189126039010 . Acesso em: 17 fev. 2020.
SIMÕES, Luís; GOUVEIA, Luís Borges. Social Technology Appropriation in Higher Education. Revista de Informatică Socială (Romanian Journal of Social Informatics), v. 7, n. 16, dez. 2011.
ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
Publicado
03/11/2020
Como Citar
ROJAS, Victoria Talamini; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto.
O uso das tecnologias digitais na tutoria em educação a distância: competências para o trabalho pedagógico. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14695.