O uso das tecnologias digitais na tutoria em educação a distância: competências para o trabalho pedagógico

Resumo


Esse trabalho é resultado preliminar de uma pesquisa de iniciação científica em andamento, vinculada ao Projeto de Pesquisa “Práticas de Gestão por Competências na Tutoria em Educação a Distância da UFMS”, do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo da pesquisa foi mapear e analisar os usos de tecnologias digitais no trabalho pedagógico desenvolvido pelos tutores dos cursos a distância da UFMS. A pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa, cujo caminho metodológico está organizado em oito etapas distintas. Para esse trabalho, os dados empíricos que embasam as análises são resultantes da revisão de literatura sobre uso de tecnologias digitais nas práticas de tutoria em educação a distância e de dados contextuais da instituição investigada. As reflexões construídas a partir do levantamento bibliográfico nos permitem compreender o objeto de pesquisa e nos dá subsídios para avançar nas etapas da investigação. Os estudos elencados apresentam três características importantes sobre a tutoria em EaD: a) o papel preponderante do tutor na aprendizagem dos estudantes; b) a necessidade de competências relacionadas ao uso de tecnologias; e c) a importância da formação continuada para o exercício da tutoria.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Tutoria, Educação a Distância

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Publicado
03/11/2020
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ROJAS, Victoria Talamini; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. O uso das tecnologias digitais na tutoria em educação a distância: competências para o trabalho pedagógico. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14695.